Governo Municipal conclui obras do Hospital Público Regional

29 de abril de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato anunciou o término das obras do Hospital Público Regional, durante visita realizada nesta quinta-feira (28), nas instalações. O contrato com a empresa JHD Construções, de Sorocaba, segue até o dia 9 de maio. São executados os últimos ajustes e limpeza dos setores e blocos. A visita contou com a presença de secretários, vereadores e imprensa.

O Hospital Público Regional terá 126 novos leitos, sendo 84 leitos cirúrgicos e 48 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), destinados aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento total foi de R$ 85 milhões. A estrutura permite executar cirurgias de média e alta complexidade, e os leitos têm um modelo humanizado, com vista para um jardim de inverno.

Ferrato explicou que o Governo Municipal concluiu e entrega o hospital com as condições necessárias para funcionamento no próximo semestre. A aquisição de mobiliário e contratação de pessoal será feita pela entidade gestora. “Estamos em contato há algum tempo com o Estado e agendei para os próximos dias uma reunião com o secretário estadual de Saúde para discutir o cronograma. Temos a expectativa, assim como o Estado, de que ele funcione parcialmente no segundo semestre”, disse.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, ressaltou que a estrutura vai ajudar a suprir as necessidades de vagas hospitalares na cidade e região, principalmente em relação à UTI. “O modelo horizontal não tem fluxo cruzado e diminui o risco de contaminação. É um hospital moderno, seguindo os parâmetros que a Vigilância Sanitária exige e a cidade ganha com esses novos leitos que serão colocados à disposição do Estado, a partir de agora”, concluiu.

OBRA – O Hospital ocupa um terreno de 80 mil m², compreendendo 19 mil m² de área construída, para abrigar 126 novos leitos, destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e região. A unidade também realizará até 2.000 cirurgias/mês de média e alta complexidade e 700 cirurgias/mês eletivas (não urgentes) que serão atendidas no Hospital Dia.

O Hospital Regional está dividido 10 blocos, divididos em Bloco A – Apoio; Bloco B – Diagnóstico; Bloco C – Reabilitação; Bloco D – Hospital Dia; Bloco E – Centro Cirúrgico; Bloco F – UTI; Bloco G – Cuidados Mínimos; Bloco H – Internação; Bloco I – Administrativo, e Bloco J – (J1, J2 e J3) – Apoio e infraestrutura.