Gripe: Piracicaba aplica mais de 10.500 doses da vacina

7 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Campanha de Vacinação contra Gripe (influenza), aplicou 10.568 doses do imunizante até a última quarta-feira, 05/05. A campanha começou no dia 15/04 e foi direcionada para crianças com menos de 6 meses e menores de 6 anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), gestantes e profissionais da saúde.

A partir do dia 11/05, próxima terça-feira, a Pasta também passa a vacinar pessoas com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada, de todos os ciclos, tanto ensino básico quanto superior. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, devem ser vacinados contra gripe 68.785 idosos e 5.408 professores no município.

A vacina contra gripe é aplicada em todas as unidades de saúde (USFs, UBSs e CRABs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para tomar a vacina é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Não será necessário fazer agendamento prévio. Os professores precisam ainda comprovar vínculo ativo com a instituição de ensino em que atua, como holerite, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou crachá.

Com a chegada das estações mais frias do ano, outono e inverno, e consequente aparecimento de infecções respiratórias nesse período, a SMS lembra que é essencial o grupo prioritário tomar a vacina contra a gripe, em especial durante a pandemia, para evitar sobrecarregar o sistema de saúde.

BALANÇO – O objetivo é aplicar a vacina contra gripe em 90% de cada público-alvo. Isso significa, na primeira fase, vacinar 24.784 crianças com menos de 6 meses e menores de 6 anos; 547 puérperas; 3.326 gestantes e 11.348 trabalhadores da saúde. De acordo com balanço feito pela SMS, até o dia 05/05, 7.577 crianças foram vacinadas; 1.008 gestantes; 136 puérperas; 1.619 profissionais da saúde com menos de 60 anos e 228 profissionais da saúde com mais de 60 anos.

COVID-19 – O MS não recomenda a aplicação das vacinas contra Covid-19 e influenza conjuntamente. O recomendado é que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19 e respeitem o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.

FASES – A campanha é composta por três fases, que se estendem até julho. A terceira fase, com previsão para começar em 9 de junho, vai contemplar pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas. Em Piracicaba, de acordo com a SMS, a estimativa é vacinar 144.936 pessoas contra gripe nas três fases da campanha.