Happy hour da vacina contra Covid-19 continua no sábado e feriado por meio de agendamento

29 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Andressa Mota/CCS

O happy hour da vacina contra Covid-19 para aplicação da 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais terá horário especial neste sábado, 30/10, e no feriado de terça-feira, 02/11, a partir das 8h. Para receber a vacina, as pessoas devem fazer o agendamento no site VacinaPira. A ação ocorre desde a última quarta-feira, 27/10, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, com vacinação com início no fim da tarde nos dias úteis. Em dois dias, com o happy hour, já foram aplicadas 1.648 primeiras doses. Para fazer o agendamento, basta acessar o link https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/.

O agendamento no VacinaPira é feito de forma automática pelo sistema. Desta forma, não é possível que a pessoa escolha o dia e horário em que será vacinada. No sábado as vagas estarão distribuídas das 8h às 16h40 e no feriado, terça-feira, das 8h às 16h. O happy hour ocorrerá ainda nos dias 03, 04 e 05/11, com vagas distribuídas no agendamento entre 17h30 e 20h30.

Antes da aplicação, enfermeira informa os pacientes sobre a vacina e possíveis reações

A SMS lembra, entretanto, que, conforme a dinâmica da aplicação de 1ª dose, 2ª dose e 3ª dose, os horários podem ter alterações, mas que a pessoa será informada do seu horário no ato do agendamento.

Elaine Soares, de 41 anos, participou do happy hour da vacina ontem, quinta-feira, 28/10. Ela conta que, quando sua faixa etária começou a ser contemplada, estava há poucos dias no novo emprego e ficou com receio de ter reação da vacina e não conseguir ir trabalhar no outro dia. “Mas agora falei ‘preciso tomar’, então troquei o horário, porque como já faz cinco meses que estou lá, já tenho mais liberdade de pedir para trocar o horário”, conta Elaine, lembrando que as demais pessoas da família já tomaram a vacina, inclusive a filha Gabrieli, de 12 anos, que acompanhou a mãe ontem.

Elaine Soares participou da ação happy hour para receber a 1ª dose ontem

O soldador Douglas Aparecido da Silva Lopes, 28, também recebeu a 1ª dose ontem e afirma que tomar a vacina, para ele, é “um dever como cidadão” e uma forma de contribuir com a saúde da população. “Acho que é patriotismo mesmo para acabar o quanto antes com a pandemia para a gente poder voltar ao normal nossa vida”, conta Douglas que tinha tido dificuldades para fazer o agendamento nas outras aberturas da agenda.

Douglas Aparecido da Silva Lopes recebeu a 1ª dose ontem, no happy hour

DOCUMENTOS – Para receber a vacina, as pessoas com 18 anos ou mais precisam comparecer no ginásio no máximo 5 minutos antes do horário agendado com CPF, documento de identificação com foto e comprovante de residência em Piracicaba. É importante que todas as pessoas já tenham realizado o pré-cadastro no VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/).

VACINÔMETRO –A vacinação contra Covid-19 em Piracicaba não para. De acordo com o Vacinômetro do Estado, o município já vacinou 72% da população com as duas doses ou dose única. Ao todo, já foram aplicadas mais de 648 mil doses da vacina contra Covid-19, sendo mais de 331 mil primeiras doses, mais de 295 segundas doses ou doses únicas e mais de 21 mil terceiras doses.