Hemonúcleo de Piracicaba funciona em novo local

26 de maio de 2020 • Leandro Bollis

Desde a última segunda-feira (18/05), o Hemonúcleo de Piracicaba funciona provisoriamente em novo local: no antigo prédio do “Saúde Inteligente” (anexo ao complexo da Santa Casa), localizado na Rua Silva Jardim, 1.700, próximo do antigo prédio, que passará por reformas estruturais durante um ano. O Governo Federal – por meio da Caixa, em parceria com a Unicamp e com a Prefeitura de Piracicaba – destinou aproximadamente R$ 1,1 milhão para a obra.

O anexo à Santa Casa, onde o Hemonúcleo passou a funcionar, recebeu pequenas reformas (adaptações e reparos), realizadas pelo setor de manutenção da Secretaria de Saúde do município. O local conta com estacionamento exclusivo para doadores.

A reforma irá modernizar o prédio do Hemonúcleo com salas de espera, salas de triagem, fachada, reparos nas estruturas danificadas, melhora na distribuição e fluxo de circulação entre as salas e também a troca de todo o telhado, cujo madeiramento está danificado. O Hemonúcleo de Piracicaba funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h.

MEDIDAS – Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Hemonúcleo adotou novos procedimentos para doação de sangue com o objetivo de dar mais segurança aos doadores. Além das medidas de higiene (uso do álcool gel em todas as etapas da doação e limpeza constante dos espaços utilizados), a instituição está priorizando o agendamento para fazer a doação, que deve ser marcada pela internet. O doador é atendido, primeiro, na parte externa do prédio , onde recebe orientações sobre medidas de segurança.

De acordo com Jordana Torri Regazzo Fuzato, responsável técnica do Hemonúcleo, o agendamento tem o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas no local. Também não é permitido entrar com acompanhantes neste período de quarentena. Segundo ela, o número de doares antes da pandemia era de 50 a 60 por dia, sendo o ideal 70. Porém, com a pandemia, houve uma queda superior a 25%.

Quem tiver interesse de doar, basta entrar https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/ É preciso levar documento de identidade com foto. Outras informações pelo telefone (19) 3422-2019.

QUEM PODE DOAR?

Pessoas entre 16 e 69 anos (para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos)
É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde: sem sintomas de gripe nos últimos 15 dias.
O candidato deve estar descansado,
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
Não estar de jejum.