SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

HFC inaugura novas instalações do CEON pelo Programa Pró-Santa Casa II

8 de abril de 2019 • Romualdo Filho

Foi inaugurada nesta manhã (08/04) as Novas Instalações do Centro de Oncologia (CEON) do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC). Participaram do evento, além do presidente da instituição, José Coral, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, vereadores de Piracicaba e região. O destaque foi a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto acima, entre Barjas e Coral), filho do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

“A reestruturação do CEON vai trazer mais conforto e humanização aos pacientes que estão em tratamento oncológico e ainda aumentar a sua capacidade de atendimentos. A missão do HFC é essa, sempre oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, disse o presidente do HFC, José Coral. Ele aproveitou a oportunidade para cobrar novas emendas parlamentares dos políticos presentes para qualificar os serviços de saúde do município.

A ampliação do CEON só foi possível graças à parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba e o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS X), por meio do Programa Pró Santa Casa II, da Secretaria do Estado de São Paulo.

Pelo convênio, o Estado repassa 70% do valor para cirurgias eletivas, destinadas aos pacientes SUS. O Município, ao longo do mesmo período, transfere ao hospital 30% do valor conveniado. A diferença é que os recursos do município são utilizados para reformas, ampliações e capacitação de pessoal, a fim de melhorar a qualidade física e a humanização do atendimento.

Para o prefeito Barjas Negri foi uma honra participar da solenidade e verificar que os recursos públicos municipais estão sendo muito bem empregados. “Temos trabalhado com essa meta, de melhorar a cada dia a qualidade da nossa rede e o HFC é um parceria fundamental nessa estrutura de média e alta complexidade, por oferecer um serviço de altíssimo padrão”, disse.

“ A reestruturação do CEON faz parte dessa parceria em que o município contribui financeiramente para melhorar a qualidade de atendimentos dos pacientes SUS que precisam de atendimento oncológico. E o HFC tem respondido à altura nesse processo, que beneficia não apenas os moradores da região de Piracicaba como também dos 26 municípios que compõem o RRAS-14”, disse o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

Anteriormente no piso térreo funcionava a recepção e os setores de radioterapia e quimioterapia e no piso superior ficavam os consultórios médicos e multidisciplinares. Com a reforma, mais um andar foi construído, com área de 400 metros quadrados, local que irá funcionar o novo setor de quimioterapia com box individualizados para maior conforto, com televisores para cada poltrona, melhoria na iluminação, climatização, ampliação dos banheiros (facilitando acesso para pacientes ostomizados  e cadeirantes), sala de emergência e aumento do número de poltronas, passando de 14 para 21,  inclusive para os acompanhantes que permanecem junto com os pacientes nesse momento tão importante na vida de quem passa por esse tratamento.

O Serviço incluiu ainda a instalação de dois elevadores facilitando o acesso dos pacientes oncológicos, que em decorrência da doença ficam debilitados para andar.

O Padre Jorge, da matriz da Vila Rezende, abençoou as novas instalações do CEON. Ele disse que sempre acompanhou o desenvolvimento do HFC. Participou, inclusive, do lançamento da Pedra Fundamental, quando o hospital começou a ser construído, há 52 anos.

Programa Pró-Santa Casa II
O Programa Pró-Santa Casa II visa apoiar financeiramente as instituições filantrópicas responsáveis por serviços de saúde de referência regional do SUS, promovendo mais qualidade e acesso da população à assistência hospitalar. O modelo de financiamento é compartilhado entre os gestores, sendo 70% de recurso estadual, para realização de cirurgias e exames a pacientes do SUS, e 30% municipal, destinado a ações de qualificação na gestão e desenvolvimento humano e institucional dos processos de trabalho.

A parceria firmada no ano de 2009 previu a destinação de 30% dos recursos do Programa Pró Santa Casa II para projetos direcionados à humanização do atendimento aos pacientes do SUS. Essa parceria resultou na reforma da estrutura física e renovação da hotelaria na unidade de internação com 37 leitos, destinada exclusivamente a pacientes do SUS, impactando, sobremaneira, no acolhimento do cidadão piracicabano e da região, que ocorreu no período de 2014 a 2016, no valor de aproximadamente 2 milhões de reais.

Hoje foi inaugurada a ampliação do setor de oncologia – CEON, iniciada em novembro de 2016, que atende pacientes de toda a região de Piracicaba para o tratamento do câncer. O projeto contemplou a adequação da estrutura física do serviço, que atuava com a mesma estrutura há cerca de 40 anos, que já era insuficiente para atender à crescente demanda, promovendo um ambiente confortável, humanizado e seguro. O Projeto totalizou o valor de R$ 2.980.000,00. Deste valor, 20% foram a contrapartida do HFC”.

“Essa parceria só foi possível devido ao reconhecimento dos Governos Estadual e Municipal da importância das instituições filantrópicas na rede de assistência ao SUS. O HFC, através de seus diretores e colaboradores agradece aos Gestores Públicos pela confiança e parceria na construção de um Sistema de saúde que desejamos à nossa população”, finalizou Coral.

Projeto “Sino da Esperança”

Foi inaugurado também o Projeto “Sino da Esperança”, em que o paciente ao concluir o seu tratamento oncológico poderá comemorar tocando o “Sino da Esperança” por três vezes.  “O bater do sino tem grande importância, significa o fim do seu tratamento. Seu som celebra o renascimento, remetem a força e a vitória de cada um”, ressalta a Superintendente da instituição Lucimeire Ravelli Peixoto.

Durante a solenidade, três pacientes que concluíram o tratamento no CEON, bateram o sino. “Esse momento é de renovação de esperança, estou emocionada e agradecida por esse momento na minha vida”, disse a paciente Maria de Lourdes Ferreria da Silva, 52 anos.


Visita Deputado Eduardo Bolsonaro
O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro esteve presente durante a inauguração. Ele visitou os setores do HFC e as novas instalações do CEON. “O HFC mais parece um hotel, visto a qualidade do atendimento, dos profissionais. A acolhida é a melhor possível, tive a oportunidade de conversar com dois pacientes da quimioterapia, ele disseram que estão sendo muito bem  atendidos. Com isso, ficamos confortáveis em saber que os recursos estão sendo bem investidos e chegando a quem precisa, principalmente aqui, em que a maioria dos atendimentos é feito pelo SUS”, disse o Deputado.

Alguns Números (SUS) ano 2018:

Ø  Quimioterapia: 4.100

Ø  Radioterapia, Braquiterapia e Radiocirurgia: 8.600

Ø  Consultas: 8.900

Ø  Casos novos: 1.100

Suporte e atendimento multidisciplinar:

Ø  Psicologia/ Nutricionista/ Assiste Social/ Farmacêutica Fisioterapeuta/ Fonoaudióloga

Total de atendimentos: 2.600

‹ voltar