HFC oferece mais 8 leitos de UTI Covid por meio do SUS

30 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Já estão disponíveis os novos oito leitos de UTI Covid pelo SUS (Sistema Único de Saúde), contratados a mais pela Prefeitura de Piracicaba, no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). O anúncio da contratação foi feito pelo prefeito Luciano Almeida no dia 11/03, quando o município atingiu pela primeira vez a taxa de ocupação de 100% dos leitos UTI Covid. Com os novos oito leitos, agora o HFC oferece, por meio do SUS, 13 leitos nessa modalidade.

Durante o mês de março, a Prefeitura apresentou e executou diversas medidas visando aprimorar a estrutura da rede municipal de saúde para atender a população nessa fase da pandemia. Além disso, também atua, por meio do decreto municipal nº 18.653, para evitar ao máximo a circulação de pessoas no período de 27/03 a 04/04 para diminuir a contaminação pelo coronavírus e, consequentemente, diminuir as internações e óbitos pela doença.

Neste mês, a UPA Vila Rezende passou a atender exclusivamente pacientes da Covid, oferecendo, desde o dia 11/03, 16 leitos de enfermaria e 2 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A partir do dia 17/03, o Hospital Regional disponibilizou mais 10 leitos de UTI Covid, uma solicitação da Prefeitura de Piracicaba. A COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) também atende apenas pacientes com Covid desde o dia 25/03, com 25 leitos de enfermaria. A COT agora é a ‘porta aberta’ para primeiro atendimento de pacientes com sintomas da doença no município. A Prefeitura trabalha ainda para fazer a ampliação de leitos para Covid anexos na UPA Piracicamirim.

“Estamos trabalhando para oferecer atendimento adequado e eficiente aos pacientes de Covid em Piracicaba. Mas vale reforçar que, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI durante esse mês, estamos com alto índice de ocupação. Chegamos a 102% de ocupação na sexta-feira, 26/03, e no domingo, 28/03. Hoje, 30/03, estamos com 100%. Desta forma, é fundamental que a população colabore e siga todos os protocolos, usando máscara e mantendo o distanciamento social”, pede o prefeito Luciano Almeida.

COT – A unidade fica na rua Luiz de Camões, 3.000, na Vila Monteiro. O telefone para dúvidas e mais informações é o (19) 3434-7823.