Hospital Ilumina é inaugurado em clima de festa e muita emoção

23 de maio de 2019 • Romualdo Filho

Em cerimônia carregada de emoção, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (23/05) o Hospital Ilumina, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer. A unidade, 100% SUS, entra em operação nos próximos dias, com potencial de atendimento anual de 20 mil mamografias, 16,3 mil exames de papanicolau, 10.370 consultas especializadas, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61,2 mil procedimentos especializados, envolvendo câncer de mama, colo de útero, pele e boca.

A mesa diretora foi composta pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, Gilmar Rotta, presidente do Legislativo, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, diretor do Fórum de Piracicaba, Christianne Guilhon Martelotta Amalfi, presidente da Fundação Ilumina, Adriana Brasil, idealizadora do Hospital Ilumina, o presidente do Ministério Público do Trabalho (MPT-15), Ronaldo Curaro Fleury e os desembargadores Fernando da Silva Borges, Ronaldo Lira, Paulo Crestana, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa.

O evento contou com a participação especial do maestro Janu Adonai, crianças da Escola de Educação Infantil Aquarela e da dupla Craveiro e Cravinho, que encerrou o encontro cantando o Hino de Piracicaba. O discurso de Adriana Brasil ficou marcado pela emoção e pelo reconhecimento público de personalidades que contribuíram para que o Hospital se tornasse realidade. Ela destacou um índice preocupante sobre a evolução do cancer, apontando que em 2050 metade a população brasileira estaria com a doença, necessitando do serviço de prevenção e diagnóstico precoce. Pediu também o apoio de toda a sociedade piracicabana para a manutenção da unidade.

Barjas Negri destacou a evolução da estrutura de atendimento público em saúde em Piracicaba. Disse que “temos uma estrutura diferenciada” e que a tendência é a cidade se destacar nacionalmente no setor, “como já vem ocorrendo com a educação e o saneamento básico”. Observou que nenhuma outra cidade do país teve o “privilégio que receber dois hospitais em menos de dois anos”, se referindo ao Hospital Regional e agora, ao Ilumina.

Barjas Negri falou também que não poupará esforços para que o Hospital se consolide. “Vamos fazer nossa parte, mas isso não basta. Temos de somar esforços com o Governo Estadual e o Governo Federal. Vamos trabalhar para que venha mais recursos de Brasília e do estado”. Observou ainda que está fazendo uma lista dos 20 parlamentares eleitos que tiveram grande quantidade de votos na cidade para que indiquem Emendas Parlamentares para o Ilumina. Ele precisam retribuir o apoio que receberam”.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, destacou a meta ousada do Hospital Ilumina, de inverter o cenário atual, em que apenas 20% dos casos de câncer são diagnosticados precocemente e 80% na fase avançada, com tratamento dispendioso e incerto. “Em 5 anos, 80% terão diagnóstico precoce e com cura garantida em 90% dos casos. Para isso foi firmada uma parceria com Secretaria de Saúde que, por meio do Departamento de Atenção Básica, vai dispor de 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuarão na busca ativa desses pacientes”, explicou.

No encerramento das falas, Christiane chamou toda a equipe que já está contratada, composta por cerca de 45 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos, além dos setores de apoio. O Hospital Ilumina foi construído com verba procedente de indenização por danos morais coletivos do Caso Shell-Basf, no valor de aproximadamente R$ 27,5 milhões, por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15) e MPT-15.