Hospital Regional disponibiliza mais 10 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 a partir de amanhã, 17/03

16 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

O Hospital Regional de Piracicaba Dra. Zilda Arns disponibiliza, a partir de amanhã (17/03), mais 10 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes da Covid-19. O prefeito Luciano Almeida anunciou a reabertura dos leitos em live no dia 04/03 como uma das medidas para enfrentar o agravamento da pandemia na cidade e região. Com esse aumento, o Hospital chega a 40 leitos de UTI exclusivos para pacientes da Covid-19, além dos 22 leitos de enfermaria.

“Pedimos ao Estado a reativação de mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional e fomos atendidos. Com isso, vamos ampliar a capacidade da rede e podemos atender melhor os pacientes de Piracicaba e região. Estamos trabalhando para garantir o melhor atendimento possível, mas, para que esses esforços deem resultado, é necessária a colaboração de toda a população, que pode ajudar respeitando os protocolos dessa Fase Emergencial e reduzindo ao máximo a circulação de pessoas para diminuir o nível de contágio e as internações por Covid-19, que estão causando colapso no sistema de saúde como um todo”, avalia o prefeito Luciano Almeida.

Os novos leitos contribuem para desafogar o sistema, mas, como também enfatiza o secretário da Saúde Filemon Silvano, a solução é momentânea e o trabalho para ampliar a rede na cidade continua. “Esses leitos serão de muita importância para a nossa região, uma vez que estamos superlotados. Vai aliviar, mas não vai ser a solução. Por isso, nós estamos trabalhando para ampliar a rede e oferecer novos leitos. Dá um pequeno fôlego, mas ainda temos muita luta pela frente”, afirma o secretário.

O Hospital Regional de Piracicaba foi inaugurado em 2018 e atende a população das 26 cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde 10 (DRS-X). Atualmente, o funcionamento do HRP ocorre com 82 leitos em atividade, sendo 42 de enfermaria clínica e cirúrgica, 40 de cuidados intensivos (contando os novos 10 leitos de UTI), além de centro cirúrgico com cinco salas operatórias.

A unidade ainda conta com nove salas de atendimento ambulatorial e uma central de material esterilizado. A próxima fase do projeto de implantação segue em estudo pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A instituição é gerida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), por meio da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) e da Fundação da Área da Saúde de Campinas (FASCAMP).