Hospital Regional inicia fase de acabamento externo

14 de novembro de 2012 • Coordenação DAF

Em ritmo acelerado, a construção do Hospital Regional, no bairro Santa Rita, entra na fase de acabamento externo. Em visita técnica realizada hoje pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, os vereadores eleitos Ronaldo Moschini, Pedro Kawai, Dirceu Alves da Silva, Carlos Cavancanti, Luiz Arruda e Paulo Campos puderam conhecer as futuras instalações da unidade.

Compondo o conjunto, mas em etapa mais adiantada, o Hospital-Dia tem previsão de entrega para dezembro. A compra de equipamentos com os recursos do Estado é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Cárdenas, as obras estão seguem o cronograma. “O Hospital-Dia está praticamente terminado, sendo feitos os acabamentos. Os equipamentos também estão sendo adquiridos, e boa parte deles são de outros países e precisam ser internalizados”, explicou.

O terreno de 80 mil m², compreendendo 19 mil m² de área construída, vai abrigar 126 novos leitos, destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e região. A unidade também realizará até 2.000 cirurgias/mês de média e alta complexidade e 700 cirurgias/mês eletivas (não urgentes) que serão atendidas no Hospital Dia.

A estrutura é construída já prevendo ampliação de atendimento, com espaço para dobrar a ala de internação e, consequentemente o número de leitos, além de outra que poderá receber um Pronto-Socorro. O local terá três estacionamentos e um heliponto à pedido da Polícia Militar, para agilizar os atendimentos de urgência. O investimento municipal na obra é de mais de R$ 50 milhões.

O Hospital Regional tem 10 blocos, divididos em Bloco A –  Apoio, Bloco B – Diagnóstico, Bloco C –  Reabilitação, Bloco D –  Hospital Dia, Bloco E – Centro Cirúrgico, Bloco F – UTI, Bloco G – Cuidados Mínimos, Bloco H – Internação, Bloco I – Administrativo e Bloco J – (J1, J2 e J3) –  Apoio e infraestrutura.

Estrutura do Hospital Regional

Centro Cirúrgico

Serão oito salas cirúrgicas e dez leitos de recuperação/ repouso pós-operatório.

Capacidade para 2.000 cirurgias/mês de média e alta complexidade.

Centro de Diagnóstico

Terá equipamentos de radiologia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, laboratório de análises.

Administração/ Apoio

Área com serviços de almoxarifado, farmácia, vestiários, cozinha, lavanderia, etc.

Internação

Com 84 leitos gerais divididos em dois blocos de 42 leitos.

Unidades de Terapia Intensiva

Serão 30 leitos para casos críticos e semi-críticos.

Hospital Dia

Três centros cirúrgicos e 12 leitos de repouso. Capacidade de 700 cirurgias/mês.