Laboratório Municipal realizou mais de 1,1 milhão de exames em 2013

15 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

O Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde realizou 1.117.048 exames laboratoriais nos 12 meses do ano passado – média de 93,8 mil exames mensais. O número representa um crescimento de 3,4% em relação aos procedimentos registrados pela unidade em 2012.

De acordo com Luiz Francisco Mendes, coordenador do laboratório, a ampliação no número de exames se dá pelo aumento no volume de pacientes atendidos na rede municipal de saúde, especialmente nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Anexo ao Centro de Especialidades Médicas, próximo do Mercado Municipal, o laboratório analisa o material coletado nas 65 unidades de Atenção Básica à Saúde e nas UPAs. Diariamente, mais de 3 mil amostras de sangue, urina e fezes são encaminhadas ao Laboratório Municipal para processamento e análise.

EXAMES
Hemograma, colesterol, triglicérides, urina, fezes, PSA , hormonais, Aids estão entre os principais exames analisados pelo Laboratório Municipal. No caso de exames mais específicos ou que demandam técnicas especializadas, como por exemplo microbiologia e anatomopatológico, os procedimentos são contratados pela Secretaria de Saúde de dois laboratórios privados.

O laboratório dispõe de novos equipamentos, adquiridos em regime de comodato, na área de hematologia, imunologia e bioquímica. Automatizados, esses equipamentos permitem otimizar a realização dos exames e possuem interface eletrônica, o que aumenta a eficiência, produtividade e qualidade dos exames.

Com 40 profissionais entre médico, analistas, biólogos, bioquímicos, técnicos de laboratório, entre outros, o Laboratório Municipal funciona 24 horas, pois é responsável ainda pelos exames laboratoriais de urgência procedentes das UPAs e da Central de Ortopedia e Traumatologia (COT).