Mais 20 médicos cubanos passam a integrar a Rede Municipal de Saúde

6 de maio de 2014 • Coordenação DAF

Vinte médicos cubanos oriundos do programa Mais Médicos que chegaram à Piracicaba no dia 17 de abril começaram a atuar hoje (6) nas unidades de PSF para qual foram designados. A emissão do RMS (Registro no Ministério da Saúde), equivalente ao CRM dos médicos brasileiros, para os 20 profissionais ocorreu 13 dias após a chegada deles na cidade em função dos feriados de Páscoa e Tiradentes, além do grande número de médicos integrantes do quarto ciclo do programa federal. Um dos médicos que atuará em Piracicaba ainda não recebeu o RMS, emitido pelo Ministério da Saúde, e aguarda o documento para atuar no PSF Algodoal.

Na primeira semana que estiveram na cidade, os 21 médicos participaram de palestras sobre o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde, todos seus departamentos e áreas de atuação. Na semana seguinte foram para os PSFs conhecer a rotina de atendimentos, prontuários e pacientes. Com a publicação do RMS no Diário Oficial da União, dia 30 de abril, os médicos finalizaram o processo de adaptação nos dois dias úteis seguintes.

Esses médicos se unem aos quatro profissionais cubanos que chegaram na cidade no dia 13 de março e receberam o RMS seis dias depois. Os primeiros PSFs contemplados foram Jd. Oriente, Bosques do Lenheiro II, Boa Esperança I e II. As unidades que passam a dispor dos outros 21 médicos são: Santa Fé, Jd. Primavera, Ártemis I e II, Jd. Gilda, Pq. Orlanda, Vila Fátima, Eldorado I e II, Monte Líbano I e II, Anhumas, Ibitiruna, Santana, Tatuapé I, São José, Cecap, Kobayat Líbano, IAA II, Algodoal e um atuará na zona rural. A definição dos locais de trabalho levou em consideração a demanda da população e a vulnerabilidade de cada região atendida pelo PSF.