Mais de 1.800 pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose de vacina contra Covid-19 em Piracicaba

28 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: CCS

A campanha de imunização contra a Covid-19 avança em Piracicaba de acordo com o PEI (Programa Estadual de Imunização), mas a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população para a importância de receber a 2ª dose da vacina para completar o esquema vacinal. Até hoje, 28/05, 1.883 pessoas estão em atraso para receber a dose de reforço.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), 1.662 pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina CoronaVac/Butantan. Ou seja, já se passaram os 28 dias de intervalo após a 1ª dose e essas pessoas ainda não fizeram o agendamento no site VacinaPira para completar a imunização. Quanto à vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, são 221 pessoas em atraso. Essas receberam a 1ª dose há mais de 12 semanas, o intervalo necessário para este imunizante, mas ainda não tomaram a 2ª.

A maioria das pessoas em atraso são idosos, segundo informou a VE, mas um número considerado importante de pessoas de outros grupos, como dos profissionais da saúde, ainda também não tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid-19.

Durante o período de vacinação contra Covid-19, a Prefeitura tem identificado que a população fica atenta para receber a 1ª dose da vacina. Mas, reforçando, apenas com a 2ª dose do imunizante o esquema vacinal estará completo.

AGENDA – Independente de estar com a 2ª dose da vacina contra Covid-19 atrasada, a pessoa pode fazer o agendamento para receber essa dose de reforço, basta acessar o site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/) e selecionar “Para agendar a 2ª dose clique AQUI”.

INTERVALO – Todas as pessoas que receberam a 1ª dose da CoronaVac/Butantan há 21 dias ou mais e as que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há 12 semanas ou mais devem acessar o VacinaPira para agendar a 2ª dose.

VACINÔMETRO – De acordo com o Vacinômetro do Estado, atualizado hoje, 28/05, às 12h11, Piracicaba aplicou 143.257 doses da vacina contra Covid-19, sendo 93.889 de 1ª dose e 49.368 da 2ª dose.