Mais de 250 pessoas prestigiaram o projeto Musicalmente

27 de setembro de 2023 • Felipe Poleti
Imagem da banda durante apresentação no teatro Erotídes de Campos

A banda executou clássicos da MPB para pacientes da Rede de Atenção Psicossocial

Mais de 250 pessoas prestigiaram hoje, 27/09, a 1ª edição do projeto Musicalmente, realizado do Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com show voltado aos pacientes atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba. O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio Secretaria da Saúde (SMS) e Centro de Comunicação Social (CCS).

Imagem geral mostrando o público presente ao evento.

O Teatro Erotídes de Campos recebeu um grande público nesta quarta-feira.

Além do espetáculo musical, o evento também contou com a exposição de trabalhos dos pacientes no hall de entrada do teatro e atividades lúdicas promovidas com o apoio das secretarias municipais da Ação Cultural (Semac) e de Esportes (Selam) e do Rotary Club de Piracicaba Luiz de Queiroz. A atividade encerrou a programação do Executivo referente ao Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Jovem aparece sorrindo tendo ao fundo o Engenho Central

Paulo disse que estava saindo feliz do Engenho Central

O secretário de Saúde, Douglas Yugi Koga, elogiou a iniciativa, lembrando da capacidade de integração social que a música oferece à população. Vandrea Novello, coordenadora do RAPS, disse que a apresentação do projeto Musicalmente foi maravilhosa. “O sorriso de cada paciente refletiu a alegria e satisfação com que eles assistiram ao show. Definitivamente entregamos um espetáculo de qualidade para a Saúde Mental”, comemorou Vandrea.

Mulher aparece sorrindo em frente a entrada do teatro Erotídes de Campos

Claudinéia disse que a música tem sido a sua parceira para enfrentar a depressão

Maurício Cantoni, do CCS, disse que o projeto Musicalmente cumpriu o seu objetivo. “Muitos dos pacientes do RAPS estiveram pela primeira vez no Teatro Erotides de Campos. Então, o projeto cumpre seus objetivos, que são promover a vida e a esperança por meio da música e também proporcionar a ocupação dos espaços públicos pela população”, disse.

Banda faz uma selfie, tendo o público do evento ao fundo, no momento final do show

A banda posou para uma selfie no final do show

PACIENTES – Paulo Henrique Salvador, 37, revelou que nunca havia entrado num teatro até então e elogiou a iniciativa da Prefeitura dizendo ter saído feliz do Engenho Central após a apresentação. Claudinéia Teixeira dos Santos, 46 disse que teve uma manhã diferente e que a música sempre foi a sua parceria para enfrentar os momentos de depressão. Elizabethe Marie, 30, disse que o projeto Musicalmente serviu como uma terapia interativa porque além do show, lhe possibilitou conhecer outros pacientes do RAPS que participaram da atividade nesta manhã.

Mulher posa para foto ao lado dos trabalhos expostos no hall de entrada do teatro.

Elizabethe Marie disse que o projeto Musicalmente serviu como uma terapia interativa

O grupo musical que se apresentou na 1ª edição do projeto Musicalmente contou com a participação de Reginaldo Teixeira (baixo), Vinícius Leite (teclados), Paulo Bortolozo (violão e guitarra), Benedito Souza (trombone), Marcelo Guga (bateria) e Sérgio Santos (vocalista e psicólogo). No repertório do show foram executados alguns clássicos da MPB, de autoria de Rita Lee, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Belchior, entre outros.

Palavras-Chave: Musicalmente, show, saúde mental.