Mais de 300 alunos participam de palestra sobre tuberculose

22 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

Cerca de 320 alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sud Mennuci participaram de palestras educativas sobre a tuberculose na tarde de segunda-feira, 20/03. A atividade integra as ações da primeira fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose 2023, realizada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, vinculado ao Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB) que vai até o dia 31/03.

Poliana Garcia, Interlocutora do Programa Municipal de Tuberculose ministrou a palestra –  Foto: Divulgação Cedic

Conforme explica a enfermeira Poliana Garcia, interlocutora do programa de Tuberculose e Hanseníase de Piracicaba, além da programação nas mais de 70 unidades de saúde do DAB, palestras educativas também são muito importantes. “Estar nas escolas, falar com os estudantes, esclarecer as dúvidas é crucial para evitar a proliferação da tuberculose, além disso, também é uma forma de mostrar que a doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforçou que as ações de combate e prevenção à tuberculose, realizadas na cidade, seguem as orientações vindas do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. “A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Além de tosse, outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga”.

?Alunos do Ensino Médio da EE Sud Mennuci participaram de palestras sobre tuberculose – Foto: Divulgação Cedic

Kelen Cristina Brito, vice-diretora da E.E. Sud Mennucci, destaca que a parceria é muito positiva. “Diante da busca pela educação de excelência e formação integral dos nossos estudantes valorizamos as parcerias com instituições que nos impulsionam a trazer, aprofundar e elaborar novos conhecimentos com nossos jovens. As palestras ministradas pelas profissionais do Cedic trouxeram muitas informações sobre a tuberculose, infelizmente, tão presente nos dias atuais”, disse.

TRATAMENTO – A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estratégia do tratamento, é o Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

TRANSMISSÃO – A transmissão se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.