Mais médicos: Piracicaba recebe 16 novos profissionais para integrar a rede de Atenção Básica

27 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

Piracicaba recebeu nesta semana 12 profissionais por meio do projeto Mais Médicos para o Brasil, relançado pelo Ministério da Saúde. Eles vão atuar nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Algodoal, Bosques II, Costa Rica, Jaraguá I e II, Mário Dedini II, Santa Fé, São Francisco, São José, Tupi, Chapadão II e Vila Fátima. Até sexta, 30/06, são esperados mais quatro médicos, totalizando 16. Com essa adesão ao Mais Médicos para o Brasil e a chegada da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Mahatma Gandhi, que começa a gerenciar as unidades de pronto atendimento (UPA) Vila Cristina e Vila Sônia no dia 1º/07, a Prefeitura espera zerar a falta de médicos no município.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o município solicitou 16 médicos, no total, pelo programa do Governo Federal. Os quatro restantes devem chegar até a próxima sexta-feira, 30/06. “Agora podemos dizer que um dos principais gargalos na Atenção Básica será resolvido. Estes profissionais estão sendo recepcionados pela Secretaria de Saúde e iniciando suas atividades. É importante lembrar que, mesmo com a chegada destes médicos, a Saúde vai continuar realizando mutirões aos sábados para atender os casos mais urgentes”, apontou Filemon Silvano, secretário de Saúde.
Ainda segundo Silvano, com a chegada dos quatro profissionais que faltam, serão preenchidas as vagas em outras quatro unidades de Saúde da Família com médico em jornada reduzida, de 20 horas. São elas: Bosques I, Astúrias, Tatuapé II, Vila Industrial. “Assim, vamos ter todas as nossas unidades de saúde da família com médicos em jornada completa de 40h”, explica.

Esron Luiz de Souza está na unidade Chapadão II por meio do projeto Mais Médicos pelo Brasil, do Governo Federal

DE VOLTA – Com o credenciamento do município ao Mais Médicos para o Brasil, quem pode voltar para Piracicaba foi Esron Luiz de Souza, que já atende na Unidade Chapadão II/Sol Nascente. O médico conta que já atuou na rede pública de Piracicaba, foi para uma cidade mineira e, agora, decidiu voltar. “Há quatro anos eu decidi sair e ir para uma cidade menor, tranquila, no sul de Minas Gerais. Com esta oportunidade, decidi voltar e trouxe toda a família. Aqui a qualidade de vida é melhor, além de perceber que futuramente a cidade será referência em modernidade na Saúde. Estou feliz por voltar”, disse Souza.

Atualmente, de acordo com o Departamento de Atenção Básica, além dos 16 novos médicos que chegam, o município conta com oito atuando em parceria com programas vinculados ao Governo Federal, sendo três profissionais no Mais Médicos e cinco no Médicos pelo Brasil.
MAIS RECURSOS – O secretário de Saúde, Filemon Silvano, informa ainda que, com todas as unidades com equipe completa, o município voltará a receber, de forma integral, os repasses do Ministério da Saúde. “Por não termos médicos ou não termos esses profissionais em jornada completa nas unidades, somente em 2022, deixamos de receber mais de R$ 1,5 milhão em repasses federais para a Atenção Básica. A partir de agora, não teremos mais esse corte”, completou o secretário.