SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

MEC explica processo de criação da faculdade de medicina

3 de outubro de 2016 • Coordenação DAF
Em entrevista publicada no portal do Ministério da Educação (MEC), o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Maurício Romão, explica como será o processo de criação de novas faculdades de medicina em 37 cidades do Brasil, dentre as quais, Piracicaba. 
De acordo com Romão, a partir da publicação da lista das instituições aprovadas, no dia 27 de setembro, foi definido um prazo (11 de outubro) para que elas assinem o Termo de Compromisso junto ao MEC. Na ocasião, deverão ter depositado um valor de caução, que corresponde ao aporte suficiente para a implantação da escola e para colocá-la em funcionamento.
 O secretário garantiu que não haverá nenhum recurso federal nesse projeto, ou seja, as próprias instituições devem estar em condições financeiras para arcar com seus investimentos. Sem o caucionamento não poderão assinar o Termo de Compromisso. No dia 18 de outubro haverá uma solenidade, em Brasília, para celebrar as assinaturas. 
O MEC será responsável pelo monitoramento das unidades até que elas comecem a funcionar, o que deve acontecer em até 18 meses, sendo que as instituições podem antecipar esse processo para três meses, a depender da desenvoltura de cada uma. Segundo o edital, elas devem estar em funcionando até, no máximo, 18 de junho de 2018. 
Em Piracicaba, a faculdade, segundo resultado do edital, será construída pela empresa educacional Anhembi Morumbi, com a criação de 75 vagas. A expectativa é que já no primeiro semestre de 2017 seja realizado o vestibular para as aulas, que começariam no segundo semestre.
 
Segue vídeo publicado no youtube: 
 
 

‹ voltar