Médicos concluem curso de preceptores para Residência Médica no SUS

4 de outubro de 2016 • Coordenação DAF

A primeira turma de médicos preceptores do Programa de Residência Médica da Secretaria de Saúde, que participaram do Curso de Formação de Preceptores para o SUS, teve sua conclusão no dia 1 de outubro. O curso foi oferecido em parceria com o Instituto de ensino e pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Participam dessa fase 17 profissionais da rede de saúde do município.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Mello, a capacitação faz parte do processo de formação de quadros na rede SUS, dentro dos critérios do Ministério da Saúde, para receber os médicos residentes que buscam se especializar, nas nove áreas disponíveis na Residência Médica: pediatria, ortopedia e traumatologia, medicina do trabalho, medicina de família e comunidade, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, urologia, cardiologia e cirurgia geral.

"Nosso objetivo é alavancar o Programa de Residência Médica para que a cidade se consolide como polo de formação de profissionais da saúde em áreas de especialização. Simultaneamente, tenhamos um SUS mais qualificado e estruturado para a melhoria contínua dos seus profissionais. Bem como, tornar a rede atrativa a novos médicos, que desejarem seguir carreira no quadro da secretaria de Saúde", explicou Pedro Mello, que foi o responsável pela instituição da Residência Médica em Piracicaba.

No entender do secretário, a tendência é Piracicaba alcançar um novo status como centro de formação médica no país assim que o Hospital Regional e a Faculdade de medicina começarem a funcionar, o que está previsto para 2017. "Essa integração entre centros de estudos e centros de aplicação de conhecimento completa uma filosofia de formação consistente e duradoura", disse.

A dra. Anay Ferrer, coordenadora da Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba (COREME), confirma essa posição e acrescenta que "a Residência Médica significa termos profissionais no SUS formados e capacitados para receber os residentes e atuar academicamente junto a eles". De acordo com ela, a maioria dos médicos que fizeram o curso já está atuando como preceptores dos 32 residentes na rede SUS do município.

O último dia de aula do Curso de Formação de Preceptores para o SUS foi no dia 1 de outubro, sábado, com a apresentação dos trabalhos de conclusão. O Programa de Residência Médica está contemplado na Lei que instituiu o Programa Mais Médico, do Ministério da Saúde.