Municipalizada há um ano, Farmácia de Alto Custo otimizou atendimento à população

1 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

Municipalizada há um ano, a Farmácia de Medicamentos Especializados (Alto Custo) registra atualmente uma média diária de 350 atendimentos. Segundo a farmacêutica Cláudia Carias, responsável pela unidade, a maior conquista com a municipalização é a agilidade no atendimento da população. “Hoje não temos mais aquelas filas que se formavam no final da madrugada na antiga farmácia, na rua do Trabalho, quando a espera por medicamento chegava a duas, três horas. O novo sistema agilizou a entrega dos medicamentos e a população espera hoje por no máximo 30 minutos em dias de maior movimento”, diz.

Dispensados à população na farmácia, os medicamentos são fornecidos pelo governo estadual. Segundo Cláudia, a farmácia tem atualmente 8.000 pacientes cadastrados. “Nós realizamos uma média de 350 atendimentos diários e o serviço é elogiado pela população”.

Para marcar a data, a equipe da farmácia deixou um cartaz na unidade nesta sexta-feira (1º), onde os usuários puderam deixar recados, críticas ou sugestões. Em uma das mensagens, Ana Guassi destacou ser cliente “há anos” e que no último ano o atendimento da farmácia “melhorou 1000%”.

“Esse reconhecimento da população é maravilhoso, pois mostra que estamos trabalhando corretamente. Só temos a agradecer todo o apoio que recebemos da Secretaria Municipal de Saúde na estruturação do espaço e da unidade ao longo desse primeiro ano”, lembra Cláudia.

A farmácia conta em sua estrutura com uma farmacêutica responsável, quatro auxiliares de farmácia e uma estagiária.