Mutirão da Dengue estará no bairro Morumbi amanhã, 15/04

14 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: CCS

O Mutirão da Dengue volta à região Leste, desta vez ao bairro Morumbi, amanhã, sábado, 15/04, das 8h às 13h, com ponto de encontro no Cemitério da Saudade. O mutirão é promovido pelo Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

No último sábado, 08/04, as equipes do Mutirão da Dengue visitaram 1.949 residências no bairro Pompeia. Deste total, 30 delas foram notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

CAMPANHA – Iniciada ontem, quinta-feira, 13/04, a campanha Prevenção da Dengue segue amanhã, sábado, 15/04, das 9h às 14h, na praça José Bonifácio. A atividade é realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), em parceria com a empresa Helpinsect Higienização e Controle de Pragas. Além das ações de orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti, a Helpinsect vai distribuir pipoca e algodão-doce, além de oferecer cama elástica para o público infantil. Todas as ações são gratuitas. Em caso de chuva, as atividades serão suspensas.

Ação de conscientização contra a dengue também acontece na praça José Bonifácio

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 14/04 de 2023 foram registradas 2.500 notificações para a dengue com 337 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 2.229 notificações, 501 casos confirmados e nenhum óbito.

PREVENÇÃO Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.