Mutirão da Dengue visitou mais de 1.900 residências no bairro Pompeia

10 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Promovido pelo Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, o Mutirão da Dengue visitou 1.949 residências no bairro Pompeia. Deste total, 30 delas foram notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A atividade aconteceu no sábado, 08/04.

No próximo fim de semana, sábado, 15/04, o Mutirão atenderá, novamente, a Região Leste, desta vez no bairro Morumbi. A atividade acontecerá das 8h às 13h e terá como ponto de partida o Cemitério da Saudade.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 31/03 de 2023 foram registradas 2.002 notificações para a dengue com 241 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.652 notificações, 271 casos confirmados e nenhum óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.