Mutirões da saúde agendam mais de 20 mil atendimentos em 2013

12 de dezembro de 2013 • Coordenação DAF

Em busca de reduzir a espera por consultas, a Secretaria Municipal da Saúde realiza mutirões de atendimentos médicos, que acontecem sempre aos finais de semana. Realizados geralmente aos sábados, são também uma facilidade a mais para o trabalhador que não tem condições de ir às consultas e exames durante a semana. Neste ano foram agendados 20.756 atendimentos, sendo 14.611 consultas,  2.540 procedimentos de saúde bucal e 3.605 exames. Destes, 2.191 faltaram aos mutirões.

Todos os procedimentos são agendados com antecedência pela Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS). A Centrus é a responsável pela seleção dos pacientes agendados, que estavam na lista de espera e foram avisados, por telefone, com antecedência.

Entre as especialidades médicas, a mais procurada foi de clínica geral, com 6.360 agendamentos; 5.470 consultas foram realizadas e 890 faltas registradas, o que representa 14%. Para urologia, 3.201 pacientes foram agendados e 2.757 compareceram. 1.776 pacientes passaram com um médico dermatologista e 294 faltaram ao compromisso. Na Clínica de Olhos, 1.112 consultas de oftalmologia foram realizadas e 168 pacientes não compareceram. Os mutirões tiveram também atendimentos de otorrinolaringologista (810 consultas), gastroenterologia (150) e 50 pacientes passaram por avaliação para cirurgia vascular no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Na saúde bucal foram realizados 2.540 procedimentos: periodontia (510), traumo buco maxilo (720), endodontia (290), próteses (910) e atendimentos a pacientes com necessidades especiais (110). Todos realizados em uma das unidades do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Quanto aos exames, durante os mutirões foram agendados 2.120 mamografias bilaterais (no dois seios), mas apenas 1.689 mulheres compareceram. Neste procedimento está o maior índice de ausências: 20,33%. Dos 1.235 exames de ultrassom marcados, 1.091 foram realizados.

Neste ano a Secretaria de Saúde inovou e lançou o projeto piloto para descentralizar os atendimentos, que na maior parte das vezes acontece no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Centro. CRABs (Centros de Referência de Atenção Básica), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e PSFs (Programa Saúde da Família) de diversos bairros também receberam os mutirões.

Último mutirão

Neste sábado (14) ocorre o último mutirão do ano. Entre 7 e 14 horas estão agendadas 690 consultas de clínica geral e 250 exames de ultrassom. No CEM, 250 pacientes são esperados para atendimento; 130 no CRAB Cecap; 130 no CRAB Santa Teresinha; 60 no PSF Kobayat Líbano; 60 no PSF Santa Fé; e mais 60 na UBS de Ártemis. Já na CDI (Clínica de Imagem) está marcada a realização de 250 exames de ultrassom.

A equipe disponibilizada pela Secretaria de Saúde para o evento será composta por 11 clínicos gerais, seis enfermeiros, 11 técnicos de enfermagem, 15 atendentes administrativos/ equipe de apoio, além da equipe do CDI.

O Poupatempo municipal também integra o mutirão deste sábado e esterá aberto das 8 às 13 horas para recadastramento dos usuários da rede previamente agendados. Haverá ainda a emissão do Cartão Nacional da Saúde e serão entregues os laudos das mamografias realizadas durante o Toque de Vida que ainda não foram retirados.