Na Estação da Paulista, Carreta de Mamografia já atendeu 425 mulheres

5 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
A aposentada Adiléia Trevizor veio colocar em dia o exame e se surpreendeu com a qualidade do atendimento

Na Estação da Paulista há nove dias, a Carreta de Mamografia do Programa Mulheres de Peito já atendeu 425 pacientes com exames e orientações sobre saúde da mulher. A expectativa é atingir 500 atendimentos até sábado, 07/10, último dia em que a unidade móvel ficará na cidade. A ação é gratuita e a sua realização na cidade acontece por meio da articulação da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de seu Departamento de Atenção Secundária e do Centro Especializado na Saúde da Mulher (CESM), com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).

Marcela Buoro, coordenadora do CESM e enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Saúde da Mulher, explica que o atendimento tem superado as expectativas. “Muitas pessoas vieram até aqui para realizar os exames e, até o momento, 100% do que foi ofertado foi realizado. Cabe destacar que o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama está sendo atingido”, disse ela ao reforçar que a prevenção evita diagnóstico tardio da doença e amplia a possibilidade de cura.

A aposentada Adiléia Trevizor, de 66 anos, veio colocar em dia o exame e se surpreendeu com o atendimento. “Sempre faço a prevenção, pois há muitos casos de câncer na minha família como minhas irmãs, primas e tia. O que me chamou atenção foi a qualidade no atendimento, é nota mil desde a entrega da senha até a entrega do meu exame. É nota mil!”, comemorou.

Já Tita Aureliana Fraga de Oliveira, de 64 anos, se diz incentivadora de todas as campanhas de prevenção que acontecem na cidade. “Tudo que é positivo eu participo e busco avisar outras pessoas a também participar. Na minha unidade, lá no Javari II também pretendo participar das ações do Outubro Rosa, gosto muito do atendimento que eles dão pra gente”, disse. “Já estava há quase três anos sem fazer o exame e hoje, graças a Deus, consegui uma senha e pude realizá-lo. Fui muito bem atendida e convido as mulheres que participem desta ação”, completou.

Tita de Oliveira é incentivadora das campanhas de prevenção que acontecem na cidade

CARRETA – A unidade móvel oferece exames de mamografia gratuitamente pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG, Cartão do SUS e o Cartão Pira Cidadão.

Os exames são realizados, por ordem de chegada e distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h até às 17h, e, aos sábados, a partir das 8h até às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

Carreta de Mamografia segue na Estação da Paulista até sábado, 07/10

SERVIÇO – Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito. De 26/09 a 07/10, na Estação da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580). Atendimento com senha e por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. Gratuito.