Nasi amplia atendimentos em quase 50%

1 de outubro de 2014 • Coordenação DAF

No Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde divulga um balanço que aponta aumento de 48,2% nos atendimentos oferecidos pelo Nasi (Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso).

Segundo a Pasta, o serviço, que funciona na Policlínica Santa Teresinha “Dr. Antonio Haddad Dib” realizou um total de 1.466 atendimentos nos oito primeiros meses de 2014. Em todo o ano passado (entre janeiro e dezembro), foram 989 atendimentos na unidade.

O Nasi atende pacientes com idade superior a 60 anos que apresentem quadro de doenças neurológicas degenerativas, sequelas de acidente vasculas cerebral (AVC – não acamado), osteoporose, incontinência urinária e/ou incontinência fecal, instabilidade postural e quedas, alterações psiquiátricas (demência, depressão, delirium, perda de memória), polifarmácia e fragilidade (redução da reserva funcional e a disfunção de diversos sistemas orgânicos).

A equipe é composta por médicos com especialização em gereatria, enfermeira, dentista, fisioterapeuta e técnicas de enfermagem. Todos os pacientes atendidos passam pela Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). Na consulta de enfermagem são aplicados vários testes para avaliação cognitiva, funcional, nutricional e social com escuta acolhedora ao paciente e ao cuidador.

Na consulta médica, os pacientes são avaliados por meio de anamnese e exame físico detalhados com particularidades à saúde do idoso. As consultas odontológicas são ofertadas a todos pacientes, para avaliação da cavidade oral na busca de lesões suspeitas e de condições inadequadas das próteses dentárias.

A fisioterapeuta realiza a reabilitação e avalia a instabilidade postural, identifica possibilidade de quedas e a existência de incontinência urinária. Além disso, são realizados treinamentos em relação à caderneta de saúde do idoso, instrumento disponibilizado pelo Ministério da Saúde (Pacto pela Vida, 2006) para o diagnóstico do idoso com fragilidade.

O objetivo do núcleo é a promoção da saúde, assistência, reabilitação e manutenção da capacidade funcional da população idosa, servindo como referência às unidades da Atenção Básica.

Além disso, tem a finalidade de proporcionar atendimento diferenciado, com abordagem multiprofissional, assumindo também a função de polo de educação permanente em saúde do idoso a toda equipe de atenção primária do município. Por ser um serviço de referência, necessita de encaminhamento médico para inclusão no sistema.