No Dia C, Prefeitura vacina crianças em oito unidades

2 de fevereiro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: Andressa Mota/CCS

O Dia C de vacinação infantil em Piracicaba terá oito unidades de saúde aplicando a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, com agendamento, neste sábado, 05/02. Já podem ser vacinadas no município todas as crianças de cinco a 11 anos. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no total, deve aplicar mais de 2.700 doses em crianças apenas neste sábado. As vagas já estão disponíveis no site VacinaPira.

A vacinação infantil em Piracicaba teve início em 19/01, com a aplicação da 1ª dose no menino Adryan Samuel Maia Ponciano da Silva, 10 anos, no Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a expectativa é que aproximadamente 35 mil crianças entre cinco e 11 anos sejam vacinadas contra a Covid-19 no município.

Para receber a vacina, todas as crianças devem apresentar CPF, documento de identificação, comprovante de residência em Piracicaba (não necessariamente no nome da pessoa que será vacinada) e recomenda-se que estejam acompanhadas por um adulto responsável legal ou apresentem termo de assentimento (documento está disponível no VacinaPira, no local do agendamento para esse grupo).

Piracicaba tem aproximadamente 35 mil crianças entre cinco a 11 anos

De acordo com informe técnico do PEI (Plano Estadual de Imunização), as crianças podem ser vacinadas com os imunizantes Pfizer pediátrica (frascos com tampa laranja) e CoronaVac/Butantan (exceto crianças de cinco anos e para os imunossuprimidos).

“As crianças já começaram a voltar às aulas e a vacinação contra a Covid-19 está sendo essencial para dar mais segurança aos pais nesse retorno à rotina”, lembra o coordenador da Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta. “É sempre bom ressaltar que a vacina é, sim, segura e necessária para a proteção não só do seu filho, mas de todos que estão à volta dele”, complementa.