Nova tecnologia: Saúde adquire 100 termômetros digitais infravermelho

21 de julho de 2020 • Romualdo Filho

Devido à pandemia de coronavírus, todas as unidades da Rede Pública de Saúde de Piracicaba passaram a usar termômetros digitais infravermelho para medição da temperatura dos pacientes. A tecnologia permite aferição sem o contato físico, como estabelece protocolo de atendimento.

O prefeito Barjas Negri autorizou a compra de 200 equipamentos. O primeiro lote, com 100 unidades, já chegou e foi entregue às unidades da Atenção Básica e UPAs. Um investimento de R$ 29.900,00. A empresa ganhadora foi a Ricardo Luiz Donadi Comércio de Equipamentos para Saúde.

A tecnologia traz mais segurança tanto ao profissional de saúde como ao paciente nesse período delicado, mantendo o distanciamento necessário entre ambos, preservando a qualidade da testagem da temperatura corporal. Pois a febre é um dos principais sintomas para compor o diagnóstico da Covi-19”, disse o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

Segundo o secretário, o equipamento está sendo preconizado pelos diversos órgãos de saúde nacionais e internacionais para aferição da temperatura dos pacientes durante a epidemia. A secretaria já havia tentado a compra anteriormente (processo 57.663/2020), mas a empresa ganhadora alegou dificuldades na entrega e pediu cancelamento do contrato.