SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

.: Nova UPA Vila Cristina supera marca dos 10 mil atendimentos por mês

8 de setembro de 2020 • Romualdo Filho
A nova UPA Vila Cristina, que fica na rua Dona Anésia, 960, Jaraguá, superou a média mensal de 10 mil atendimentos. Passaram por consultas médicas e serviços de enfermagem, só em agosto, 10.905 pacientes. Desde o dia 15 de maio deste ano, quando começou a funcionar, já foram atendidas 32.303 pessoas, que buscaram socorro de urgência e emergência na unidade.

 Desde o dia 15/05, já foram atendidas 32.303 pessoas, que buscaram socorro de urgência e emergência na nova UPA

Referência para toda a cidade, neste período de pandemia, a UPA Vila Cristina recebeu na segunda-feira, 31/08, o Sistema de Raio-X Digital, ganhando elevado padrão no serviço de imagem, comparável aos grandes hospitais privados do Estado. Elogiada pela população pela qualidade dos seus serviços, a unidade tem recepção diferenciada para adultos e crianças.

De 15 a 31 de maio, foram recepcionadas na nova UPA 4.249 pessoas. Em junho o volume quase dobrou, indo para 8.205 consultas médicas. No mês seguinte manteve-se praticamente estável, com 8.774 acolhimentos. Em agosto houve um aumento mais acentuado, com 10.908 pessoas atendidas. Um salto de 25% em relação ao mês anterior.

Com projeto moderno, a nova UPA conta com 10 consultórios e 52 leitos, sendo sete de observação, com respiradores. Com mais de 2,3 mil metros de área construída, a unidade foi planejada para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.

“A UPA Vila Cristina Nova tem uma estrutura física robusta e foi concebida para ser um suporte hospitalar modelo. Com o avanço tecnológico no sistema de Raio-X, há um valor agregado substancial que qualifica sobremaneira a unidade. Vale destacar que toda a rede de urgência e emergência está sendo equipada com essa nova tecnologia, que vai permitir uma economia na rede de R$ 500 mil mensais só em insumos”, observa o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello.

‹ voltar