Novas unidades de saúde: agentes começam cadastramento da população em horário alternativo

11 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Em frente a uma casa de muro amarelo e protão branco, agentes de saúde se preparam para iniciar cadastramentos de famílias no bairro Gran Park
Agentes de saúde fazem cadastramento populacional para abertura de três novas unidades em horário alternativo

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com o processo de implantação de três novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas regiões do Vem Viver, Monte Feliz e Gran Park/Vida Nova. Após o recrutamento e treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), estes profissionais já começaram a percorrer suas respectivas regiões para cadastramento individual e familiar dos moradores por meio do Cartão Pira Cidadão. A visita nas casas acontece em horário alternativo, com equipe das 8h às 16h e, também, das 10h às 19h.

Para atender a demanda, a coordenadora de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB), Tatiana Bonini, disse que as equipes estão se revezando para conseguir visitar todas as casas nestes bairros durante o horário comercial, porém, houve a necessidade de mudar a forma de atuação. “Muitas casas estão vazias durante o dia ou não encontramos um responsável pelo imóvel para fazermos o cadastramento, já que muitas pessoas estão trabalhando. Desta forma, reorganizamos as equipes e reavaliamos este procedimento. Com este horário alternativo que estamos fazendo acreditamos que vamos atender a população e fazer os cadastros necessários”.

Ainda segundo Tatiana, de uma forma geral, o Ministério da Saúde recomenda que cada ESF assista até 4.000 habitantes. “Essas definições dependem das realidades geográfica, econômica e sociopolítica da área, levando-se sempre em conta a densidade populacional e a facilidade de acesso à unidade. Por isso é importante fazer este cadastramento prévio da população”.

O prefeito Luciano Almeida explicou ser importante que a população receba bem os novos agentes. “Esse cadastro é necessário para que se concretize a transferência para o novo posto de saúde, por isso, é importante que todos recebam bem os agentes e façam seu cadastro para que possamos colocar em funcionamento estas unidades o quanto antes”, enfatizou.

A enfermeira do DAB reforça que, neste momento, a população destas regiões segue sendo assistida pelas suas respectivas unidades de referência que são o CRAB Vila Sônia, UBS Parque Piracicaba (Balbo) e UBS Caxambu. “Enquanto não finalizar o processo de implantação, os usuários devem seguir com seus atendimentos nas unidades nas quais eles já são atendidos. Em momento oportuno informaremos sobre as devidas mudanças no atendimento desta população”, completou Tatiana.

O secretário de Saúde, Douglas Koga, reforçou que os processos para compra de mobiliário e contratação de recursos humanos já acontecem. “Já contratamos parte das equipes e temos parte do mobiliário. Os demais equipamentos necessários já estão com licitação em andamento, bem como a contratação dos demais profissionais de saúde”, afirmou.