Órteses e próteses são entregues para pacientes do SUS

31 de agosto de 2012 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde entregou na manhã de hoje (31), 12 aparelhos entre órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para pacientes da rede municipal com deficiências físicas ou afetadas por doenças potencialmente incapacitantes. O investimento no total de equipamentos é de R$ 80 mil.

Para a coordenadora da Central de Fisioterapia do município, Julia Negri, com o fornecimento e aquisição dessas próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, os pacientes melhoram a qualidade de vida, a auto-estima e a independência, além da realização das atividades de vida diária e até a recolocação no mercado de trabalho.

As próteses são peças ou aparelho de substituição de um membro e as órteses são peça ou aparelho de correção. Já os meio auxiliares de locomoção são recurso que complementam e auxiliam no desempenho da função.

A pasta oferece atendimento especializado a essas pessoas através de acompanhamento em saúde por equipe multidisciplinar, fisioterapia especializada e fornecimento dos equipamentos. Os investimentos municipais, mais as parcerias com o Governo do Estado através da Rede Lucy Montoro e o Centrinho de Bauru, possibilitaram melhorar ainda mais os resultados.

De acordo com o secretario municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, o programa já beneficiou mais de 200 pessoas desde o inicio da administração. “Quando colocamos na rotina anual do fornecimento das órteses e próteses agilizamos a espera. Hoje não existe mais demanda reprimida, nossa lista está zerada”, afirmou o secretário.

A entrega foi feita pelo secretário municipal de saúde Fernando Cárdenas, e aconteceu na sede da Central de Fisioterapia, que fica na Avenida Piracicamirim, 3139 – Piracicamirim, às 8h30.