OSS dá início a gestão de UPAs e agrega mais 190 profissionais ao atendimento na saúde de Piracicaba

30 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A partir de amanhã, sábado, 1º/07, tem início em Piracicaba uma nova e moderna proposta de atendimento em saúde no setor de urgência e emergência. É nessa data que a Organização Social de Saúde (OSS) Associação Mahatma Gandhi, contratada pela Prefeitura, assume a gestão das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Vila Cristina e Vila Sônia. O novo e inédito formato vai garantir atendimento mais ágil e rápido à população, com a disponibilização de 29 médicos e 313 funcionários que complementam a equipe multiprofissional, somando 342 profissionais nas duas unidades.
Conforme explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, ter esse número de profissionais vai fazer com que as unidades prestem o serviço de forma plena. “Para se ter uma ideia, hoje, nas duas unidades temos 135 servidores nas equipes multiprofissionais. Agora vamos contratar mais de 340. Dessa forma, a unidade terá condições de dar o suporte e agilidade necessários para melhorar o atendimento aos pacientes”, ressaltou.
Ainda segundo Silvano, os profissionais que atuavam nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia vão reforçar as equipes das outras UPAs – Piracicamirim e Vila Rezende –, além da COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e do Samu, suprindo assim a demanda e melhorando o atendimento de urgência e emergência em todas as frentes. “Nesta semana também passamos a contar com mais 16 médicos, por meio do projeto Mais Médicos para o Brasil, que atuam na rede de Atenção Básica. Dessa forma, com essa adesão ao programa do Ministério da Saúde e a chegada da OSS, esperamos zerar a falta de médicos no município”, comemora o secretário.

Prefeito Luciano Almeida durante recepção profissionais da OSS atendimento SUS com qualidade

COMO SERÁ – No novo formato de atendimento, a UPA Vila Cristina vai contar com equipe médica diurna composta por quatro clínicos, três pediatras e dois médicos na observação (urgência) e, no período noturno serão três clínicos, dois pediatras e um médico na observação. Já na UPA Vila Sônia a equipe médica diurna será composta por três clínicos, dois pediatras e um médico na observação e, no noturno com dois clínicos, dois pediatras e um médico na observação. Todas as etapas do processo seletivo estão no site oficial da Organização Social Mahatma Gandhi https://www.associacaomahatmagandhi.com/processo-seletivo.
Segundo Rafaella Giraldi, coordenadora de contratos da OSS, a equipe multiprofissional será fortalecida. “A equipe passará a contar com assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que, além da operacionalização dos serviços, realizarão atendimentos e desenvolverão ações de promoção à saúde”, disse ela ao reforçar que, em curto prazo, disponibilizará exames de ultrassonografia nas duas unidades.

DIGITAL – Outra mudança importante será na recepção e atendimento ao paciente, que passam a ser de forma digital e por senha. “Vai ser um atendimento igual ao de um plano de saúde particular. A pessoa chega, retira sua senha que a acompanhará até a alta médica. Além disso, durante a triagem e atendimento médico, a chamada dos pacientes será feita por sistema sonoro e monitores de televisão que indicarão a senha a ser atendida e onde o paciente deverá comparecer dentro da unidade. Isso já estará integrado com o novo software de saúde e também ao Cartão Pira Cidadão, que dará maior agilidade no atendimento. Cabe reforçar que a fiscalização das ações será feita por comissões já nomeadas, conforme prevê a legislação vigente”, completou Filemon Silvano.

AVALIAÇÃO – Outra novidade é a abertura de espaço para a avaliação do serviço prestado pela OSS nas duas unidades, já a partir do dia 1º/07. Serão disponibilizadas fichas para serem preenchidas pelos pacientes e seus acompanhantes sobre a qualidade do atendimento. “Depois disso, vamos capacitar uma equipe para, posteriormente, fazer ligação aos usuários do serviço em até 48 horas após o seu atendimento e fazer a aplicação de questionário referente à satisfação e à qualidade dos serviços prestados”, informou Valéria Tinti, coordenadora de Licitação da OSS.

RECEPÇÃO – O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Filemon Silvano, participaram hoje, sexta-feira, 30/06, da atividade de integração dos profissionais que chegam pela OSS Associação Mahatma Gandhi para atuar nas UPAs. A recepção foi realizada em duas etapas, no anfiteatro do Centro Cívico. Os profissionais participaram e conheceram um pouco mais sobre a OSS em atividades comandadas por Camila de Santis, representante da diretoria da OSS em Piracicaba, Lidiane Pizzi, nova coordenadora administrativa da UPA Vila Sônia, e João Pedro Marin Diniz, coordenador administrativo da UPA Vila Cristina.

Secretário de Saúde, Filemon Silvano, e o prefeito Luciano Almeida com membros da OSS e os funcionários contratados

Luciano Almeida reforçou que dar um atendimento mais moderno e de qualidade à população é um dos desafios da Prefeitura e um projeto da sua gestão. “É uma coisa nossa. O SUS não perde em nada em qualidade se comparado com os planos de saúde privados. Queremos que o SUS ofereça um serviço igual e até melhor que o dos planos, por isso estamos dando esse passo importante com a organização social de saúde”, disse.

O secretário de Saúde agradeceu a participação dos profissionais que iniciarão os trabalhos nas duas UPAs a partir de amanhã. “Sintam-se acolhidos como servidores públicos, pois vocês também são parte da nossa equipe. Desejamos sucesso nessa nova jornada. Contamos com vocês para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Silvano.