SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Outubro Rosa é intensificado com ações conjuntas

10 de outubro de 2017 • Coordenação DAF
 
Em coletiva na tarde desta segunda-feira, 09/10, no anfiteatro do Centro Cívico, organizada pela Secretaria da Saúde, entidades de saúde de Piracicaba apresentaram as ações que estão desenvolvendo durante o Outubro Rosa, para incentivar  a prevenção do câncer de mama e colo de útero. O objetivo do momento, além de mostrar a amplitude da rede municipal de saúde, envolvendo o setor público e privado, foi destacar a Caminhada Outubro Rosa, no dia 22 de outubro, no Parque da Rua do Porto, evento idealizado conjuntamente. 
 
As entidades envolvidas na Caminhada Outubro Rosa são: Santa Casa, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Unimed, Associação Ilumina, Unimep, Anhanguera e Via Ágil. Do setor público, participam o Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), a Secretaria de Saúde, Obras e Semuttran. O destaque do encontro ficou por conta do ônibus da Via Ágil, partocinado pela Unimed, que circulará por todos os bairros da cidades para chamar a atenção da população e divulgar a importância da prevenção. O veículo foi pintado de rosa e azul, em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, meses voltados à prevenção da mulher e do homem, respectivamente. 
 
O prefeito Barjas Negri destacou a amplitude do termo prevenção, que envolve alimentação adequada e caminhadas, em prol de uma vida saudável. “Outubro é para potencializar a prevenção, que deve estar presente no dia a dia das famílias”, enfatizou. Disse ainda que Piracicaba conta com uma ampla rede de atendimento à saúde, pública e privada, e que a crise tem prejudicado muito todos os setores. “Mas a crise não pode ser usada como desculpa, porque mesmo com ela é possível oferecer um bom trabalho e esse tem sido no nosso esforço”, pontuou.
 
Sandra Negri, presidente do FUSSP, contou como nasceu a ideia da Caminhada Outubro Rosa. "Foi um convite da Prefeitura de Campinas com a EPTV, com o objetivo de envolver todas as cidades da região em uma atividade realizada em um mesmo dia, para fortalecer a percepção social sobre a saúde da mulher". Segundo ela, que participou dessa reunião em Campinas, o canal de TV daria flashs ao vivo das atividades. A primeira-dama lembrou também que a partir dessa sugestão, tentou reunir as entidades para iniciar um trabalho em conjunto e realizar o evento. "Todas elas aceitaram de imediato e conseguimos organizar tudo, como pode ser visto nesta coletiva. E esperamos que a caminhada no dia 22 também seja um sucesso". 
 
O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, observou que o câncer é um problema social que precisa ser enfrentado com persistência, porque é responsável por 25% das mortes da população adulta. “Por isso a importância da detecção precoce, uma vez que o índice de cura, quando identificado em sua fase inicial, é elevado em até 90%. No entanto, hoje, quando o diagnóstico é feito, a doença já se encontra em estágio avançado, o que torna mais difícil a reversão do quadro”. 
 
Dr. Carlos Alberto Youssef, presidente da Unimed, elogiou a iniciativa e disse que a partir desse ano as campanha Outubro Rosa e Novembro Azul vão ter sua dimensão ampliada. “Terá uma dimensão muito maior da que está tendo”. Um dos fatores para o seu entusiasmo é o ônibus, que a partir de hoje passa a circular nos bairros para divulgar os exames precoces de mama, colo de útero e de próstata, envolvendo Secretaria de Saúde, Via Ágil, Unimed e Ilumina. Disse ainda que os novos medicamentos que estão entrando no mercado são de alta eficácia, com potencial elevado de cura dessas doenças quando diagnosticadas em tempo. 
 
Para o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, José Coral o apoio das entidades em prol da campanha mobiliza a população.  "O Outubro Rosa se tornou uma tradição e a campanha tem o papel de conscientizar sobre o diagnóstico precoce, por isso apoiamos todas as ações que lutam por essa causa", disse.
 
O provedor da Santa Casa, Orlando Pavão, lembrou a importância da intensificação dos exames no mês de outubro, mas apontou também que o mês ganha destaque pela sua função de lembrar as pessoas, mas que a “intensificação dos exames deve acontecer o ano todo”. Pedrilha de Goes Baggi, psicóloga do Cecan, disse que os pacientes com câncer conseguem levar uma vida normal, quando bem cuidados, mas que essa situação poderia ser diferente: “Para se ter uma dimensão, de 1.200 diagnósticos que chegam até nós, 320 apresentam a doença em seus mais diversos estágios avançados de câncer de mama”.
 
Tereza Horibe, representando a Unimep, destacou a importância do autoexame. Segundo ela, a mulher conhece melhor o seu próprio corpo. Por isso o autoexame precisa ser lembrado sempre, até para que as pessoas percam o medo da doença. Só assim a prevenção se torna mais eficaz.  “Desde a década de 90 as mulheres vêm se despertanto para essa questão. Tivemos sim muitas melhoras de lá para cá, mas precisamos avançar mais. Por isso a importância de um evento como este realizado em conjunto”, disse.
 
Camila Cremonini Cordoba, enfermeira chefe da Ilumina, falou sobre as atividades que o Ilumina vai desenvolver na cidade nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, quando chegará na cidade uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos para os dois dias de exames. (Para maiores informações, ligar no telefone: 3375-0140). 
 
Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, enfatizou o mérito do trabalho em conjunto, apontou para o fato de todas as unidades de saúde da rede pública estarem intensificando desde o início do mês os exames de papanicolau, orientações sobre autoexame, agendamentos para câncer de mama e de prevenção à saúde da mulher. “Este trabalho se fortalece no mês de outubro, mas a rede pública está sempre aberta para que as mulheres possam fazer seus exames preventivos”, concluiu.
 
Para ver a programação da entidades, Clique aqui!
 
 

Confira por onde passará o ònibus da Saúde:

De: 10/10  a 15/10: 444 – Sônia / Centro.

De: 16/10  a  21/10: 240 – Cecap / TPI / Centro.

22/10 – Caminhada Saúde (Área de Lazer)

De: 23/10  a 29/10: 301 – Paulicéia / Centro.

30/10 a 01/11 – Evento Associação Ilumina

De: 02/10  a 05/11: 1100 – Perimetral.

De: 06/11  a 12/11: 002 – Panorâmica.

De: 13/11 a 19/11: 444 – Sônia / Centro.

De: 20/11 a 26/11: 250 – Cecap / Centro via Terra Rica.

De: 27/11 a 30/11: 301 – Paulicéia / Centro.

‹ voltar