Palestras sobre raiva herbívora reúnem cerca de 100 produtores rurais

2 de março de 2016 • Coordenação DAF

Cerca de cem pessoas entre produtores rurais e profissionais da área participaram na manhã desta quarta-feira, 2 de março, do 1º Ciclo de Palestras de Saúde Animal, que teve como tema a raiva herbívora. Promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo com apoio das Secretarias municipais de Saúde e Agricultura e da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), o evento teve o objetivo de conscientizar o público presente sobre a gravidade da doença.

“O risco para o ser humano é total. A partir do momento que você está diante de um animal com sintomatologia neurológica, deve tomar todos os cuidados e se prevenir de um possível contato. É isso que motiva nosso trabalho de educação sanitária com acesso a todos os produtores da regional de Piracicaba para que tenhamos amplo conhecimento de como lidar com uma doença que é fatal”, alertou a médica veterinária Dorça Helena Lezier, do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) de Piracicaba.

O evento é um desdobramento da força-tarefa iniciada em setembro de 2015 por conta de um surto de raiva herbívora registrado na zona rural do município. Somente na primeira semana de fevereiro, uma das equipes do EDA capturou 40 morcegos hematófagos nas regiões de Anhumas, Ibitiruna, Zuim e Ártemis, na zona rural, e no bairro Pompeia, na zona urbana de Piracicaba.

O 1º Ciclo de Palestras de Saúde Animal contou com a palestra “Enfermidades neurológicas de bovinos”, pelo médico veterinário Alexandre Secorum Borges, da Unesp de Botucatu. Na sequência, Paulo Antonio Fadil, responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, falou sobre “O papel da Coordenadoria de Defesa Animal no controle da raiva”.

O evento contou ainda com a palestra da médica Béssel Basso Mattos Rebeis, da Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, que abordou “A importância dos cuidados e da vacinação nos humanos” e foi encerrado por Juliana Amaral Moreira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que falou sobre a cama de aviário na alimentação bovina e a doença da “vaca louca”.