Parceria com curso de veterinária da Unimep promove ações para saúde e bem-estar animal

2 de julho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Ivanise Milanez

Vinte e sete alunos do 3º ano do curso de medicina veterinária da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) realizaram uma atividade prática multidisciplinar com base no serviço Disk Animais, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). A parceria é resultado de um projeto de extensão multidisciplinar entre a Unimep, a Prefeitura  e a Sedema, para avaliação da saúde física e mental dos animais que são apreendidos pelo Disk Animais.
O objetivo do projeto é desenvolver ações direcionadas à promoção da saúde e qualidade de vida dos animais, de acordo com políticas de saúde única – conceito que trata da saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente, a fim de prevenir e controlar enfermidades. “É muito importante incentivar programas de adoção consciente, bem como informar a população sobre as necessidades básicas dos animais, quando utilizados para fins de trabalho”, explica Marianna Curi, médica veterinária da Sedema.

Os alunos do 5º semestre do curso de medicina veterinária da Unimep foram orientados nas atividades pelos professores Felipe Augusto Godoy, Andrea Araújo Pratti, Raphael Canciglieri, Mariana Cardoso Sanches, Cristiane Maria F. de Mello, Glaucia R. Anti e Natália Rubio Pereira. Além da professora convidada e médica veterinária Adriana Fernandes de Souza Garcia.

Atividades realizadas pelo alunos fazem parte do serviço Disk Animais de Piracicaba

MANEJO ADEQUADO – O Disk Animais tem como objetivos a fiscalização e o manejo de animais apreendidos. Dentre os procedimentos de manejo de animais apreendidos, que são de responsabilidade do Programa Disk Animais, incluem-se estadia, liberação, adoção, leilão, aplicação de produtos e insumos veterinários e realização de exames, de acordo com os programas de sanidade animal.

SERVIÇO – Denúncias de maus tratos contra animais devem se feitas ao Pelotão Ambiental: (19) 3426-1996.

Alunos do curso de veterinária da Unimep atuam em parceria com a Prefeitura de Piracicaba