Parceria intersetorial é tema de destaque na abertura da 25ª Sempat

16 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Prefeito e autoridades participaram da solenidade de abertura da 25ª Sempat

Assuntos como a qualidade de saúde e melhoria na segurança no ambiente de trabalho, por meio de parcerias intersetoriais e interinstitucionais, foram os destaques durante a abertura da 25ª edição da Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho) na manhã de hoje, 16/10, no auditório da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). O evento contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Saúde, Douglas Koga, do coordenador da CIST (Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador), Milton Costa, da diretora do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Clarice Bragantini, e do vereador Gustavo Pompeu, além de representantes de empresas e autoridades no assunto de toda a região.

Na oportunidade, o prefeito Luciano Almeida reforçou a importância da prevenção em todos os segmentos e enalteceu o trabalho realizado pelo Cerest – que este mês celebra 20 anos de criação – e entidades parceiras para a melhoria da saúde do trabalhador piracicabano. “Aqui na cidade temos uma parceria intersetorial muito importante, todos se conversam e buscam o denominador comum para garantir leis e ações que preservem a saúde do trabalhador. Isso vem acontecendo há duas décadas e se mostrando cada dia mais eficaz graças ao trabalho da equipe do Cerest e todos os seus parceiros”, enfatizou.

no palco da Fumep, prefeito Luciano Almeida fala para o público ao lado de autoridades como o médico Douglas Koga e a diretora do Cerest Clarice Bragantini
Luciano Almeida enalteceu o trabalho realizado pelo Cerest e entidades parceiras para a melhoria da saúde do trabalhador piracicabano

O secretário de Saúde destacou a importância do Cerest. “Não é qualquer empresa, órgão ou entidade que consegue chegar aos 20 anos com a credibilidade que o Cerest tem. Isso reforça o que eles já fizeram e nos dá segurança nos trabalhos que eles estão fazendo ou ainda vão fazer”, apontou Douglas Koga.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Gustavo Pompeu disse que o Cerest foi e ainda é o melhor instrumento para garantir a saúde dos trabalhadores.

Milton Costa, coordenador da Cist, afirmou que “o legado do Cerest e da Sempat são infinitos” e que “ainda é preciso envolver ainda mais as pessoas na promoção da saúde do trabalhador”.

“O Cerest não é feito por uma ou duas pessoas, mas sim por uma equipe muito competente”, disse Clarice Bragantini. E lembrou da primeira conquista. “O ano era de 1999, ainda atendíamos como PST, programa de saúde do trabalhador. Neste ano, conseguimos o primeiro acordo trabalhista na construção civil e, depois disso, nosso trabalho não parou mais e, incansavelmente, seguimos com o objetivo de evitar qualquer tipo de acidente em todos os setores, para preservar a vida dos trabalhadores”, completou.

PALESTRA – Mário Antonio Gomes, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), ministrou palestra onde destacou a atuação do Cerest, Cist e demais parceiros na melhoria nas condições de trabalho no setor canavieiro. “Ao longo dos últimos anos pudemos ver o empenho desta equipe na proteção do trabalhador e uma diminuição substancial nos acidentes, principalmente os fatais com novas leis e ações que permitiram essa melhoria”, apontou.

Gomes lembrou que é importante e se faz necessário manter essa essência. “A maior riqueza que aprendemos com eles ao longo dos últimos anos é a forma como as equipes do Cerest conseguem enxergar situações que estão fora dos nossos olhos e, com cuidado, articular para que diversas situações se tornassem algo a ser tratado com mais atenção e, com isso, as leis de proteção e saúde do trabalhador tramitassem com maior importância e velocidade, garantindo a proteção à saúde dos trabalhadores”, concluiu.

Na oportunidade, também fizeram seus relatos José Marçal Jackson Filho, pesquisador da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), que falou sobre o papel da Instituição Pública na análise de acidente de trabalho, e Horácio Figueiredo Ramos Fernandes que relatou situação de um acidente de trabalho e suas histórias e trajetórias.

EVENTO – A 25ª Sempat é uma realização do Cerest Piracicaba, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e da Cist (Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador), e tem atividades marcadas até a próxima sexta-feira, 20/10, cuja programação completa pode ser consultada AQUI.

Apoiam as ações da 25ª Sempat: Conselho Municipal de Saúde, as Secretarias de Trabalho e Renda, Turismo, e Meio Ambiente, o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba e Região), MPT da 15ª região, Sest/Senat, Câmara Municipal, Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), Fumep e Fatec, Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário), Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), Apaflar (Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar), Unimed Piracicaba, Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia, Hyundai Motors e ArcelorMittal.