Piracicaba conquista primeiro lugar em painel do Epatespo

15 de abril de 2014 • Coordenação DAF

Desenvolvido por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o painel “O cirurgião dentista na atenção integral à saúde da gestante, buscando uma abordagem interdisciplinar no município de Piracicaba” conquistou o primeiro lugar entre os trabalhos apresentados durante o 12º Epatespo (Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico), realizado entre os dias 10 e 12 de abril na FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).

Primeiro colocado na categoria Promoção, Prevenção e Educação em Saúde, o trabalho piracicabano foi o vencedor geral entre 168 trabalhos inscritos para o evento. De autoria de Cátia Ortiz Scarpari, Dirce Aparecida Valério da Fonseca, Sandra Vidal, Rogério Tuon, Marcela Ambrosano e Marli Carrara, o trabalho divulgou a importância do papel do cirurgião dentista na atenção integral à saúde das gestantes. O tema integrou a capacitação desenvolvida pelo Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Piracicaba junto a todos os profissionais da Atenção Básica, realizada no segundo semestre de 2013.

“O prêmio mostra que estamos no caminho certo. Ele reforça as ações desenvolvidas na busca de estabelecer as redes de atenção à saúde no município, que foi inclusive o tema central desta edição do Epatespo”, afirmou Dirce Valério, coordenadora da Saúde Bucal do município.

Dos oito trabalhos premiados na plenária final do 12º Epatespo, quatro foram desenvolvidos em unidades da Secretaria de Saúde de Piracicaba. Os painéis renderam, além da primeira colocação geral, três primeiros lugares em suas categorias, a segunda colocação no evento e uma menção honrosa.

Confira os demais trabalhos da Secretaria de Saúde premiados no Epatespo:

“Percepções de profissionais da estratégia saúde da família sobre o processo de trabalho em equipe” – menção honrosa na categoria Planejamento, Financiamento, Monitoramento e Avaliação de Saúde Bucal (com participação da profissional Lilian Mieko Mine, dentista do PSF Campestre);

“Uso da acuputura no serviço público em pacientes com disfunção temporomandibular” – 1º lugar na categoria Experiências Inovadoras em Serviços e Integração Ensino-Serviço-Comunidade (com participação de Cátia Maria Grillo, que faz estágio de doutorado no CEO);

“Avaliação do desempenho de duas escalas de classificação de risco familiar e sua aplicação na atenção à saúde bucal” – 1º lugar na categoria Epidemiologia em Saúde Bucal e Vigilância à Saúde Bucal no SUS e 2º lugar no geral (com participação de Vinícius Felipe Brasil Rocha, que fez estágio no PSF Sol Nascente).