Piracicaba é a 6ª colocada em Saúde no país e a 1ª no Estado de São Paulo

10 de março de 2020 • Leandro Bollis

Em uma década, a saúde pública de Piracicaba saltou da 32ª para a 6ª posição no ranking nacional da Macroplan. O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) é um indicador que avalia anualmente os 100 maiores municípios brasileiros e leva em consideração o desenvolvimento nos setores de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.

Ao avançar 26 posições, a saúde pública de Piracicaba alcançou o 1º lugar no IDGM do Estado de São Paulo, contribuindo expressivamente para que a cidade deixasse a segunda colocação no último ranking, em 2018, para ficar em 1º lugar na pesquisa nacional da Macroplan em 2020.

Quatro quesitos fundamentais de saúde pública foram avaliados: Taxa de Mortalidade Infantil; Acesso à Atenção Básica no Pré-natal; Cobertura das Equipes de Atenção Básica, e Taxa de Mortalidade Precoce por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT).

“Devemos parabenizar todos os profissionais da rede de saúde pública e privada de Piracicaba pelo esforço, dedicação e qualificação, o que tornou possível essa posição tão significativa. Esse processo envolve todos os hospitais da cidade: Santa Casa, Hospital Fornecedores de Cana, Hospital Regional, Ilumina, Unimed e São Francisco, clínicas públicas e privadas e a Rede de Atenção Básica do município”, disse o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Para o prefeito Barjas Negri, “a conquista demonstra um trabalho articulado, que visa dar o melhor atendimento à população. Piracicaba é uma cidade privilegiada, que conta com uma rede de saúde complexa e em constante aprimoramento, com a melhor tecnologia e os melhores profissionais. É muito importante reconhecer esse esforço e agradecer a todos os colaboradores, do setores públicos e privados, pela conquista”, concluiu.