Piracicaba é premiada pelo êxito nas ações de eliminação da transmissão vertical do HIV

26 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa municipal de IST/ AIDS e Hepatites Virais, a direita de óculos, segura o prêmio.
Karina recebeu a premiação, tendo ao lado Sonomi Takita, do CRT e Elisabete Vitti, do Cedic e Vigilância Epidemiológica

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde de ontem, quarta-feira, 25/10, em São Paulo, o Prêmio Luiza Matida. O prêmio é promovido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, e concedido para os municípios com mais de 100 mil habitantes que tiveram êxito nas ações de eliminação da transmissão vertical de sífilis e/ou HIV.
No ano de 2023, o município de Piracicaba se destacou nos resultados das ações para eliminar a transmissão vertical do vírus HIV, ou seja, a contaminação passada de mãe para filho, durante a gravidez ou durante o parto.
“A premiação é resultado dos esforços do Programa Municipal e de toda rede de saúde, para garantir o pré natal de qualidade, bem como as ações de prevenção, diagnóstico oportuno, tratamento adequado e acompanhamento dos casos identificados”, ressaltou Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa municipal de IST/ AIDS e Hepatites Virais.
Em agosto deste ano, Piracicaba também recebeu a visita de equipe do Ministério da Saúde como parte do processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical, no qual o município pleiteia o Selo Prata de Boas Práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV.

Troféu na cor vermelha foi entregue para Piracicaba.
Piracicaba foi premiada pelo êxito nas ações de eliminação da transmissão vertical do HIV

O PRÊMIO – O Prêmio Luiza Matida foi idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP (CRT), da Secretaria de Estado da Saúde e pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis, que contribuíram para a redução dos casos no Estado de São Paulo.