Piracicaba é premiada por trabalho de combate à tuberculose

24 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba foi premiada pelo Governo do Estado de São Paulo pelo êxito na realização da Campanha de Busca Ativa de Sintomático Respiratório nos meses de março e setembro de 2022. A solenidade de premiação aconteceu na quarta-feira, 22/03, durante evento alusivo ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, na capital paulista, organizado pela Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde. Representando a Secretaria Municipal de Saúde, receberam a premiação Karina Corrêa Contiêro, diretora de Vigilância em Saúde (Cevisa), Poliana Garcia, interlocutoras do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, e Elizabete Vitti, enfermeira do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas.

Conforme explicou Poliana Garcia, o município foi premiado por ter superado a meta da Campanha Sintomático Respiratório, realizada em 2022. A meta proposta pelo estado era a coleta de 345 amostras de escarro em cada fase da campanha que acontece nos meses de março e setembro. Na primeira fase, a cidade atingiu 461 amostras com 11 resultados positivos e, na segunda fase, foram 419, com cinco confirmações. “É um trabalho sério e muito importante que realizamos na cidade e contamos com o apoio de todos os departamentos da Secretaria de Saúde. Sem toda essa integração não seria possível alcançar este resultado. Estamos muito felizes pelo reconhecimento e não vamos parar por aqui, pois até o dia 31 deste mês estamos com a primeira fase da campanha 2023 intensificada”, enfatizou.

Karina Correa (Cevisa Piracicaba), Sueli Fukasava (interlocutora da GVE), Poliana Garcia e Elizabete Vitti (Cedic Piracicaba) durante entrega do certificado de premiação

EVENTO – Após dois anos de forma online por conta da pandemia da Covid-19, a comemoração do Dia Mundial da Tuberculose – realizada pela Secretaria Estadual de Saúde – voltou a acontecer de forma presencial este ano trazendo como tema Sim! Podemos acabar com a Tuberculose.

Conforme explica a coordenação do evento, o tema de 2023 chama a atenção para o poder coletivo em acabar com a doença até 2030. “Este tema traz esperança e se baseia no incrível trabalho realizado em 2022 por muitos países com alta carga da tuberculose para se recuperar do impacto da Covid-19, garantindo o acesso ao tratamento e prevenção da doença”, destacou médica Ana Angélica Bulcão Portela Lindoso, responsável pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose.