Piracicaba e São Pedro assinam cooperação para troca de cirurgias

6 de junho de 2016 • Coordenação DAF

Um termo de cooperação entre as prefeituras de Piracicaba e São Pedro vai agilizar o atendimento cirúrgico a pacientes dos dois municípios. O acordo foi assinado entre o secretário de Saúde de Piracicaba, Pedro Mello, o prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta, e a secretaria de saúde do município vizinho, Miriam Souza, na semana passada.

Com a parceria, os pacientes de São Pedro que esperam por cirurgias de alta complexidade, principalmente na área cardiológica, serão atendidos em Piracicaba. Em contrapartida, caberá a São Pedro a realização de procedimentos de média complexidade nas áreas de ginecologia, otorrinolaringologia, vascular, oftalmologia, entre outras especialidades.

Pelo acordo, já neste mês de junho, serão realizadas 20 cirurgias de média complexidade na Santa Casa de São Pedro. Com isso, haverá maior disponibilidade de leitos em Piracicaba para fazer as cirurgias de alta complexidade de pacientes de São Pedro.

Segundo Pedro Mello, a parceria entre as cidades é reflexo da melhoria do sistema de saúde do município vizinho por conta dos investimentos realizados pelo prefeito Helinho Zanata, pela secretária de Saúde Miriam Silva e pelo coordenador da Atenção Básica, Leandro Carneiro. “Ganharão os piracicabanos, com a oferta de maior volume de cirurgias como as vasculares e de catarata, e também os cidadãos de São Pedro, que terão mais acesso a procedimentos cardíacos de alta complexidade", salienta Mello.

A secretária de Saúde de São Pedro, Miriam Silva, afirma que o termo de cooperação é resultado de um trabalho de equipe que leva em conta uma visão atualizada da saúde e necessidades e soluções para melhor atendimento aos pacientes. “A parceria leva em conta medidas como descentralização da saúde, aumento do número de unidades e atendimento qualificado ao paciente SUS”.

Também participaram da reunião a secretária executiva da secretaria de Saúde de Piracicaba, Fernanda Delbaje e a responsável pelo Serviço de Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Elisa Usberti.