Piracicaba está representada no 37ª Congresso Nacional dos Secretários de Saúde

18 de julho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: CCS

De 16 a 19 de julho, Piracicaba estará presente a 37ª edição do Congresso Nacional dos Secretários de Saúde, por meio do secretário Filemon Silvano e do subsecretário Augusto Muzilli Jr. Neste ano, o evento é realizado na cidade de Goiânia (GO), traz como tema O SUS que Falta no Brasil e conta com a participação de quase 11 mil inscritos, sendo 1.691 secretários e secretárias municipais de saúde.

Conforme reforça a organização do Congresso, os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS são evidentes em várias dimensões, seja na redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação e até mesmo no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19. Esses avanços estão sendo apresentados por meio de painéis, palestras, rodas de conversas e seminários com os principais nomes da saúde nacional e internacional.

Filemon Silvano lembra que participar de um evento de grande importância mundial é primordial para analisar, monitorar e avaliar as mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população. “Os desafios do SUS são muitos e a pandemia do coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores. Por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio e, por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população. Estar aqui e poder pensar junto para o futuro do nosso SUS nos ajuda ainda mais a nos aprofundar nos estudos das possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do Sistema Único de Saúde de forma local e regional”, disse.

Hisham Mohamad Hamida e Filemon Silvano após a eleição da nova presidência do Conasems

NOVO PRESIDENTE – Ontem, 17/07, Silvano e Muzilli Jr. participaram de Assembleia Geral onde Hisham Mohamad Hamida foi eleito como novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Hisham, que é dentista e secretário municipal de saúde de Pirenópolis/GO e ex-diretor financeiro do conselho, assume o posto de Wilames Freire, que ocupou o cargo da presidência do Conasems pelos últimos quatro anos. “É uma pessoa engajada e preparada para ajudar o SUS e os secretários municipais de saúde para este novo momento da Saúde no Brasil”, declarou Muzilli Jr.