Piracicaba reabre agenda para vacinar contra Covid-19 pessoas com 40 anos ou mais

2 de julho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabre hoje, 02/07, a partir das 16h, agenda para pessoas com 40 anos ou mais receberem a 1ª dose da vacina contra Covid-19. Esse grupo deve acessar o site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/) para fazer o agendamento.

De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas hoje serão para as pessoas serem vacinadas nos dias 03, 05, 06, 07 e 08/07 (amanhã e segunda-, terça, quarta e quinta-feira da próxima semana). O agendamento é feito automaticamente pelo sistema. Desta forma não é possível escolher o dia.

Após as vagas disponibilizadas hoje serem preenchidas, a previsão de nova reabertura de agendamento é para a próxima quinta-feira, 08/07.

2ª DOSE Além deles, quem tomou a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até 12/06 já pode agendar a 2ª dose. Quem tomou a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz antes do dia 10/04 também já deve agendar a 2ª no VacinaPira.

Para quem está atrasado para receber a 2ª dose, o CRAB Vila Rezende vai aplicá-la amanhã, 03/07, das 8h às 15h, sem agendamento. Basta levar o comprovante de vacinação da 1ª dose.

Está em atraso para receber a 2ª dose da CoronaVac/Butantan quem recebeu a 1ª dose há mais de 28 dias. No caso da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, quem recebeu a 1ª dose há mais de 12 semanas (3 meses).

As aplicações das segundas doses agendadas via Vacinapira serão feitas nos sábados 03/07 (amanhã) e 10/07.

AGILIZARPara agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site Vacinajá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/.

Vale ressaltar que o Vacinajá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.

HÁ VAGAS – A SMS informa ainda que há vagas para agendamento da 1ª dose para grávidas e puérperas com 18 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais.

EVITAR AGLOMERAÇÃO A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.

Com a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, a SMS gerencia a agenda por meio do VacinaPira e, aos sábados, unidades de saúde do município, além do Ginásio, também aplicam a vacina com agendamento.

Confira abaixo os documentos necessários para receber a vacina no grupo por faixa etária:

• RG e CPF

• Comprovante de residência em Piracicaba