SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Piracicaba registra o quinto caso de morcego com raiva

11 de junho de 2019 • Leandro Bollis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou na última quinta-feira (06/06) mais um caso de raiva em morcegos. O animal foi coletado morto, caído em via pública, na rua Amapá, no bairro Higienópolis, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos), família Phyllostomidae e espécie Artibeus lituratus. Até o momento já foram contabilizados cinco quirópteros infectados neste ano em Piracicaba, todos confirmados pelo laboratório do CCZ de São Paulo.

Não sabemos se algum animal ou pessoa que tenha passado no local, antes do seu recolhimento, tenha tido contato direto com o mesmo”, explicou a bióloga Regina Lex Engel, do CCZ.

Segundo ela, nesse caso, o setor alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro e que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação. “Quanto às pessoas, caso tenham tido contato direto com o morcego, colocando as mãos desprotegidas no animal, estas devem procurar atendimento médico o mais rápido possível, informando o contato e o diagnóstico positivo do animal”, reforçou.

O primeiro do ano o foi coletado no bairro Glebas Califórnia, o segundo, no Dois Córregos, Loteamento Glebas Natalinas, o terceiro, no bairro São Dimas e o quarto, no Chácara Nazaré.

Este ano, já recolhemos e enviamos para diagnóstico da raiva, 185 morcegos. No ano passado, foram 360 animais recolhidos, tendo sido 11 positivos para a doença.

Para vacinação de animais de estimação contra a raiva, procure uma clínica veterinária particular ou, para vacinação gratuita, o Canil do CCZ, à rua dos Mandis, s/nº – Jupiá, fone: 3427-2400, de segunda a sábado, das 8h as 16 horas. A unidade funciona como posto fixo de vacinação durante o ano todo.

‹ voltar