População aprova vacinação contra Covid-19 centralizada no Ginásio Municipal

3 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS

Desde o último sábado, 1°/05, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, centralizou a vacinação da Covid-19 no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, na rua Treze de Maio, 2.122, no Bairro Alto. A ação foi bem recebida pela população e o resultado considerado positivo pela Administração municipal. No sábado, passaram pelo Ginásio para receber a primeira dose da vacina 812 pessoas com 63 anos ou mais, conforme agendamento feito pelo site VacinaPira. O tempo para receber a vacina foi, em média, de 4 minutos.

Vacinação no Ginásio

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a centralização da vacina no Ginásio Municipal foi um sucesso. De acordo com Filemon, uma pequena fila se formou no início do processo porque algumas pessoas não seguiram o horário correto agendado pelo VacinaPira, mas o problema foi rapidamente resolvido. “A vacinação seguiu como planejado até o fim do dia. Gostaria de agradecer, também, a todos os profissionais da saúde que participaram desta ação no feriado e enfatizar que o empenho deles aqui e em todas as frentes de combate à Covid-19 tem sido importante para a população”, declarou.

Quem recebeu a primeira dose da vacina no último sábado também elogiou o atendimento. “É um alívio poder tomar a primeira dose. A vacinação aqui no ginásio foi acertada, fui atendido bem rápido. Não é porque tomei a primeira dose que já estou livre da Covid-19, vou manter meus cuidados, usar máscara e esperar a segunda dose”, reforçou Vicente Donisete Gomes de Moraes, de 63 anos.

Vicente Donisete Gomes de Moraes

Para Cicera Maria de Lourdes Santos, o momento foi de alívio. “Estou realmente muito feliz. Vocês não sabem o quanto eu esperei por esta dose da vacina, já estava até ‘aperriada’ com isso. Chegou a minha vez e fui muito bem recebida aqui, fui atendida no horário certinho. Só tenho a agradecer”, disse.

O pedreiro Vicente Alves Ramos, de 63 anos, também elogiou o atendimento. “Desde o começo da pandemia estou evitando aglomerações e o contato com muitas pessoas. Sou pedreiro autônomo e mudei toda minha rotina para não perder minha renda e também não prejudicar minha saúde e da minha família. Achava que teria uma grande fila aqui no ginásio, mas foi o contrário. Peguei minha senha na triagem e, nem havia terminado de preencher meus dados na ficha e a minha senha já estava sendo chamada. Em menos de cinco minutos eu cheguei, peguei minha carteira de vacinação e recebi minha dose”, declarou.

NOVA ROTINA – A vacinação fixa no Ginásio será feita de segunda a sexta-feira, conforme a disponibilidade de doses e agendamento, e – quando necessário – no sábado. Para não gerar aglomeração, a pessoa deve respeitar o seu horário agendado e não levar acompanhante a não ser, por exemplo, idosos que tenham dificuldades de locomoção.

Serão sete equipes aplicando a vacina no Ginásio. As equipes estarão organizadas de forma separada para aplicação de 1ª e 2ª dose e também de fabricantes diferentes. O objetivo é vacinar, em média, 200 pessoas por hora.

Vacinação no Ginásio Municipal

DOAÇÕES DE ALIMENTOS – Com a centralização da vacinação no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, a Prefeitura de Piracicaba vai iniciar campanha de doação espontânea de alimentos. A doação não será obrigatória, mas quem for ao Ginásio para receber sua dose da vacina, pode colaborar com a doação de alimenos não-perecíveis que irão para o Bancos de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) para compor cestas básicas que serão entregues a famílias em vulnerabilidade social.