População recebe orientação sobre uso correto de medicamentos

5 de maio de 2016 • Coordenação DAF

Dezenas de pessoas buscaram orientação sobre o uso correto de medicamentos, na ação realizada pelos profissionais do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria de Saúde, na manhã desta quinta-feira (5) nos terminais de ônibus do Centro e Cecap. O evento marca o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado anualmente em 5 de maio, e faz parte da Semana de Assistência Farmacêutica.

Durante toda a manhã, farmacêuticos da Saúde, com apoio de alunos do curso de farmácia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e de enfermagem da Faculdade Anhanguera, realizaram testes de glicemia, distribuição de folderes, recolhimento de medicamentos vencidos e/ou sem uso e orientações sobre os pontos de coleta.

De acordo com Luciana Canetto Fernandes, coordenadora do DAF, o evento teve dois focos principais: orientar a população para descarte correto de medicamento e a automedicação. “Infelizmente, a população ainda têm o hábito de usar medicamentos sem orientação e também descartar esses mesmos remédios no lixo comum. Duas práticas que são muito prejudiciais à saúde”, ressalta a farmacêutica.

Luciana explica que os medicamentos que estão vencidos ou não mais usados devem ser levados até as farmácias municipais. Esses medicamentos são recolhidos para realização do descarte correto. A farmacèutica alerta que colocar os remédios no lixo ou na pia do banheiro poluem o meio ambiente e, no caso de antibióticos, acaba promovendo a resistência das bactérias, tornando esses medicamentos sem efeito.

Já no caso da automedicação, a farmacêutica lembra que ainda é um hábito da população que pode provocar graves consequências. Segundo Luciana, uma pesquisa desenvolvida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em 2011 revelou que 30% das intoxicações no país ocorrem pelo uso incorreto de medicamentos. “Antes de usar qualquer medicamento, ele exigindo ou não receita, é preciso sempre buscar a orientação do profissional farmacêutico”.

O aposentando Nelson Barbosa Fernandes, 65 anos, ao passar pelo Terminal Central, fez o teste de glicemia e recebeu as orientações da equipe do DAF. Fernandes informou que faz uso contínuo de medicamento para hipertensão arterial e que as pessoas precisam serem conscientizadas para o uso certo de medicamentos. “Só compro remédios com receita médica”. Informou o aposentado.

A dona de casa Jéssica de Lima Dias, 27 anos, que estava com a filha Laura Lima Dias, de dois anos, também resolveu buscar orientações. Ela afirmou que é fundamental conscientizar a população para o uso correto de medicamentos e que já teve um caso de uso indevido de remédio na família que teve grave consequência. “Infelizmente, muitas pessoas tomam remédios sem orientação, desde que tivemos problemas na família. Não uso nenhum medicamento sem orientação médica”, disse a dona de casa.

Instituída no calendário oficial do município pela lei 6.368/2008, a Semana de Assistência Farmacêutica foi criada com base em projeto de lei de autoria do vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água, falecido em março de 2012.