Prefeito e secretário de Saúde visitam o CCZ

7 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Felipe Poleti/CCS

Na manhã de hoje, segunda-feira, 07/06, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Filemon Silvano, visitaram as instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Canil e Gatil Municipal para conhecer a atual estrutura física e de funcionários para dar início a um estudo de melhoria no atendimento, com foco no bem-estar dos animais já acolhidos e dos que podem ser recebidos pelo espaço.

Também participaram da visita o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., e a vereadora e protetora Alessandra Bellucci. Os responsáveis pela apresentação da estrutura foram os médicos veterinários Etelcles Mendes (Teo) e Paulo Lara.

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 7/06

Durante o encontro, foram abordados temas para melhoria do acolhimento dos cães e gatos recebidos pelo CCZ, reforma e ampliação da infraestrutura do canil e gatil, bem como novas ações educativas com foco na prevenção da dengue, adoção responsável, combate aos maus-tratos dos animais, entre outros. “A visita foi muito produtiva, vimos as deficiências estruturais que dificultam o trabalho dos profissionais aqui do CCZ há anos, ouvimos suas sugestões e vamos trabalhar juntos para que este local seja melhor aproveitado pela população”, destacou Luciano Almeida.

De acordo com Filemon Silvano, é necessário repensar a atuação do CCZ e melhorar sua infraestrutura. “Temos excelentes profissionais aqui. Viemos conhecer a realidade do seu dia a dia e, juntos, pensarmos numa melhor ação para otimizar o trabalho, reforçar o acolhimento de animais, a retomada das castrações e estudar um novo projeto para o uso eficiente do Castramóvel”, reforçou o secretário de Saúde.

Além da zoonose, bem-estar animal é o foco das ações do CCZ

Para a protetora e vereadora de Piracicaba Alessandra Bellucci, é muito bom saber que o poder público demonstra interesse em apoiar a causa animal. “Hoje podemos dizer que existem políticas públicas para o bem-estar animal. É o que a gente precisa. Agora vejo que, essa semente que planto há 30 anos, será semeada, da minha visão como protetora sendo estendida para a cidade toda. Tudo que vocês sonham para o bem-estar animal vai acontecer. Só temos a agradecer ao Luciano, ao Filemon e ao Muzilli pela atenção e disponibilidade em nos ouvir”, enfatiza.

Prefeito durante visita ao gatil municipal