Prefeito e secretário visitam terreno onde será construído a nova USF Tatuapé II

26 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

No final da tarde desta sexta-feira (25/05), o prefeito Luciano Almeida, acompanhado pelos secretários de Saúde, Filemon Silvano e Obras, Paulo Sérgio Ferreira de Lima, e pelo deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), visitou o terreno onde será construído a nova USF (Unidade de Saúde da Família) Tatuapé II, na rua Godofredo Bulhões. A obra será viabilizada com verba de emenda parlamentar apresentada por Morais do valor de 1 milhão de reais, liberada pelo Governo do Estado no último dia 01 de junho. Também participaram da visita representantes da comunidade local como Salvina das Dores Nunes Coelho Esteves, vice-presidente da associação do bairro, e dos vereadores Acácio Godoy (PP) e Paulo Campos (Podemos).

Durante a visita, Luciano lembrou que atualmente a USF Tatuapé II funciona numa casa alugada. “Quando a nova USF estiver concluída, com infraestrutura maior e mais adequada, beneficiará quase 3 mil pessoas com serviços de saúde de atenção primária mais qualificados. Se tudo correr bem, em maio do ano que vem estaremos aqui para inaugurar esta unidade”, frisou.

Projeto da unidade foi apresentado as autoridades e moradores

Representante dos moradores, Salvina disse que a conquista só foi possível porque houve empenho de todos. “Todos nos unimos para conseguir esta unidade de Saúde. O prefeito acolheu nosso pedido, o deputado correu atrás da liberação da emenda ainda para este ano junto ao governo do Estado e também os moradores, que cobraram por este espaço. Todos sabem das dificuldades que passamos na atual unidade e esta nova vem para melhorar o atendimento a população”, destacou a vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Tatuapé.

O secretário de Saúde reforçou a importância da obra. “Ficamos muito felizes em conseguir idealizar essa unidade solicitada há tempos pela população. Luciano e eu visitamos a unidade do bairro e vimos o quão urgente era atender este pedido. Não podia continuar assim, por isso, com esta nova unidade, vamos dar ferramentas para que os nossos servidores tenham condições de melhorar o atendimento a população”, disse Filemon.

De acordo com o deputado estadual, Roberto Morais, os moradores o procuraram no ano passado para reivindicar esta obra. “Vimos a necessidade de mais uma USF aqui no bairro e conseguimos aprovar uma emenda de R$ 1 milhão para a obra, junto a Casa Civil do Estado. Em breve, este dinheiro estará disponível, a prefeitura vai licitar e iniciar a obra ainda este ano. Reforço que neste ano, conseguimos para Piracicaba, mais de R$ 12 milhões em emendas. Ficamos felizes por poder contribuir. Tenho orgulho disso, principalmente por conseguir ajudar a cidade num momento tão difícil de pandemia”.

Visita ao local onde será construída a USF aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira

O secretário de Obras já adiantou aos moradores que a primeira parte do projeto já está pronta. “Todos sabem das dificuldades que temos devido a pandemia, mas estamos conseguindo atender as demandas que a população mais necessita. Estamos finalizando o projeto desta unidade e vamos fazer um serviço bem-feito e de qualidade para a população”, completou Sérgio Ferreira.

Luciano Almeida concluiu a visita lembrando o empenho da comunidade para a conquista desta unidade. “Vivemos um momento muito triste nesta pandemia, mas estar aqui, hoje, me deixa feliz. Feliz por ver o empenho e o esforço de todos para que este dinheiro viesse e construirmos mais uma unidade de saúde. Todos unirão as mãos pelo bem coletivo, os moradores, o deputado, os secretários, eu, todos juntos. É assim que queremos e que esperamos fazer de Piracicaba uma cidade cada vez melhor para se viver”, ressaltou o prefeito.