Prefeito Gabriel Ferrato autoriza compra de duas novas ambulâncias UTIs para o SAMU

11 de fevereiro de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato autorizou a compra de mais duas novas ambulâncias UTIs para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Orçados em aproximadamente R$ 200 mil cada um, os veículos serão completamente equipados, como Unidades de Suporte Avançado (USAs) e irão melhorar ainda mais o atendimento à população.

De acordo com Ferrato, o edital da licitação para compra das ambulâncias deverá ser publicado em fevereiro. A expectativa é de que os novos veículos estejam à disposição da população até o fim do primeiro semestre. “Desde 2011, o governo federal não envia uma única ambulância a Piracicaba. Entendemos que a população necessita de veículos mais modernos e confortáveis e por isso decidimos fazer esse investimento, mesmo em uma época de perda de receitas, pois a saúde é prioridade em meu governo”, disse o prefeito.

Popularmente conhecidas como UTIs móveis, as USAs são equipadas com aspirador a vácuo, respirador a volume, monitor multiparâmetros, oxímetro digital, incubadora, além de medicamentos de cuidados intensivos e todo o material para imobilização, como colares cervicais, macas rígidas e KED (adulto e pediátrico).

Além dessas duas novas unidades, uma nova USB (Unidade de Suporte Básico), adquirida pela Prefeitura no segundo semestre de 2015, chegou ao SAMU nesta quinta-feira (4). Adquirido por R$ 104,8 mil, o veículo da marca Citroen também irá reforçar o atendimento das urgências e emergências no município.

“Esta ambulância já chega ao serviço pronta para uso, totalmente equipada, inclusive com as sirenes e iluminação de led de sinalização”, destaca Bento Dias Gonzaga, coordenador do SITSS (Serviço Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde).

A frota circulante do SAMU conta atualmente com seis ambulâncias, sendo quatro USBs e duas USAs. Com a chegada das novas ambulâncias, a frota será renovada e alguns veículos passarão a ser utilizados pelo SITTS no transporte de pacientes dentro do município ou para outras cidades.