Prefeito regulamenta ações da Saúde no combate à dengue

20 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato assinou o decreto que regulamenta a realização, pela Secretaria Municipal da Saúde, de campanhas de conscientização da população, imobiliárias e demais estabelecimentos quanto a necessidade de se manter imóveis sempre limpos e livres de compartimentos que possam armazenar água parada, inclusive informando sobre as penalidades existentes para o não cumprimento desses casos. As ações serão feitas pela Vigilância Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O decreto também regulamenta a Lei Complementar 309/13, que acrescenta dispositivos ao Código de Posturas do Município. De acordo com a redação, os proprietários de imóveis ou seus locatários são obrigados a permitir o ingresso dos agentes sanitários devidamente identificados e permitir a apreensão ou inutilização de materiais que sejam potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. As imobiliárias também deverão permitir o acesso dos agentes sanitários para a realização de vistoria no imóvel.

Criado em 2007, o Plano Municipal de Combate à Dengue realiza constantes ações de prevenção e conscientização da população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Além disso, no segundo semestre de 2013 as secretarias de Saúde e Governo se reuniram com representantes das imobiliárias da cidade para discutir ações de combate à dengue em imóveis sob responsabilidade das empresas. O principal ponto discutido no encontro foi a a situação de imóveis fechados que estão à venda ou disponíveis para locação no que diz respeito à atuação dos agentes de combate à dengue. O objetivo do Comitê de Combate à Dengue de Piracicaba é ampliar o envolvimento da sociedade no combate e prevenção à doença no município e fazer com que as empresas assumam o compromisso de colaborar com o trabalho dos profissionais da Saúde. A iniciativa tem apoio do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

No último sábado (11), a Secretaria da Saúde concluiu a programação de arrastões de combate ao mosquito transmissor da dengue. Desde agosto do ano passado foram realizados 18 arrastões, sempre aos sábados, e 21 ações promovidas pelos profissionais das unidades de PSF (Programa Saúde da Família). A iniciativa recolheu 258,56 toneladas de materiais inservíveis que poderiam se tornar criadouros do Aedes aegypti, tais como latas, garrafas, pneus, vidros, vasos sanitários, sofás, carcaças de móveis, pias, baldes, materiais recicláveis em geral, vasos e pratos de plástico, lonas e tambores.

Nos arrastões promovidos aos sábados, 36.496 imóveis receberam a visita dos agentes. Na semana que antecedia cada ação os moradores eram orientados, por meio de folhetos e carro de som, a colocar os materiais na calçada. Já as equipes dos PSF percorreram as casas de sua região de abrangência para orientar moradores e recolher materiais inservíveis. Para concluir a programação elaborada pela coordenação do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), resta apenas o arrastão do PSF Algodoal, que ocorrerá nesta segunda-feira (20).