Prefeito visita sede da Associação Ilumina

26 de fevereiro de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato visitou a sede da Associação Ilumina na tarde desta sexta-feira (26). Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, Ferrato foi recepcionado por diretores e conselheiros da instituição e conheceu os projetos de atendimento de pacientes com câncer.

Assinado em janeiro, o convênio entre a Prefeitura de Piracicaba e o Ilumina para atendimento de pacientes do SUS começa a vigorar nesta terça-feira, 1º de março. Pelo convênio, pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde, em fase pré-diagnóstica ou diagnosticados com câncer, receberão atendimento de baixa complexidade na área de oncologia.

A responsabilidade dos encaminhamentos será da Centrus (Central de Relacionamento com o Usuário SUS), que fará a ponte entre o setor público e a instituição. O Ilumina irá oferecer consultas médicas nas áreas de mastologia, ginecologia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, cirurgia de pele, cirurgia oncológica infantil e cirurgia oncológica geral em outros tipos câncer, além de clinica de dor oncológica (acupuntura).

“Nosso relacionamento com o Ilumina é algo que vem sendo construído e assim são os relacionamentos que se tornam sólidos. Estou positivamente impressionado com a estrutura da entidade e dentro de nossa política de qualificar o atendimento em saúde à população, decidimos fazer esse convênio, que irá deixar a população mais feliz, pois esse é o objetivo de nosso governo”, salientou Ferrato durante a visita.

Diretora clínica da Associação Ilumina, Adriana Brasil, destacou a importância da visita do prefeito e do convênio. “Estamos muito orgulhosos em poder mostrar nosso trabalho. O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário Pedro Mello estão fazendo a diferença na saúde de nosso município e com esse convênio iremos qualificar ainda mais o atendimento à população de Piracicaba”, disse.

Durante a visita, diretores e conselheiros da Ilumina receberam uma placa alusiva ao título de utilidade pública da entidade, concedido por lei de autoria do ex-vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira. A honraria foi entregue pelo vereador Gilmar Rotta.

Com validade de um ano, o convênio irá custar R$ 9.341,20 mensais aos cofres da prefeitura. A parceria contará ainda com atendimento em enfermagem oncológica, com a oferta de curativos e acompanhamento da evolução da ferida/cicatriz e atendimento de enfermagem em ostomia, com profissional especializado para avaliação do paciente com estoma, compreendendo a mensuração do estoma, reconhecimento de alterações do estoma e da área periestoma, adaptação e trocas de dispositivos coletores dos excrementos, apoio emocional e ações de educação em saúde aos pacientes e seus familiares. Outro diferencial serão os programas Amigos da Saúde e Grupo Antitabagismo.

Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhados pela Secretaria de Saúde para tratamento oncológico na Ilumina irão contar ainda com equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, com atendimento coadjuvante para o enfrentamento da doença.