Prefeitura contrata nova tecnologia para exames de urina no Laboratório Municipal

26 de março de 2019 • Romualdo Filho

A Prefeitura de Piracicaba assinou contrato com a empresa Aimara para a atualização tenológica dos exames de urina (urinálise) realizados pelo Laboratório Municipal, ligado à Secretaria de Saúde. Com o uso de duas máquinas conectadas – Labumat, que faz a parte a leitura química, e Usimed 3, que lê os sedimentos urinários – o processo tornou-se 100% automatizado. O valor de contrato é de R$ 600 mil por ano.

De acordo com o analista de laboratório, Wagner A. Andia, o conjunto fará sequencialmente a análise bioquímica e a de sedimentos, que eram separadas no processo anterior, com a velha tecnologia. “Antes era feita uma triagem do material. As amostras sem sedimentos eram submetidas apenas à fase bioquímica. Agora 100% do material passa por todas as fases, uma vez que a centrifugação e a microscopia estão integradas”, explicou Andia.

A nova tecnologia permite a leitura de 100 amostras por hora, sem serviços complementares, o que amplia o rendimento e reduz a interferência humana, reduzindo assim a margem de erro. “A margem de erro era de 5% em nosso resultados estava dentro dos parâmetros internacionais e não tinha significado clínico, ou seja, não interferia na qualidade dos resultados. Mas com a automação total essa margem de erro simplesmente desaparece. E passamos a um resultado 100% seguro”, observou Andia.

O resultado de cada amostra é disponibilizado em um painel e enviado ao sistema, podendo ser lançado na rede para consulta dos pacientes e do médico que o solicitou. Pode também ser impresso para leitura física. “O fato é que estamos avançando em toda nossa estrutura para novas tecnologias. Assim nosso laboratório está preparado para trabalhar de forma integrada em rede com todas as unidades de saúde, sem desperdícios de tempo para a obtenção dos resultados e com qualidade e segurança total das amostras analisadas”, disse o coordenador do Laboratório Municipal, Luiz Francisco Mendes.