Prefeitura e Oxitec iniciam engajamento público sobre Aedes do Bem no Centro

3 de junho de 2016 • Coordenação DAF

O prefeito Gabriel Ferrato participou na manhã desta sexta-feira, 03 de junho, do início das atividades de engajamento público do projeto “Aedes aegypti do Bem” na região central de Piracicaba. Em uma tenda instalada no estacionamento do Mercado Municipal, na rua Governador Pedro de Toledo, profissionais da prefeitura e da Oxitec mostraram à população como funciona o projeto, que pretende reduzir a população do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus em 11 bairros do entorno do Centro.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Saúde, Pedro Mello, e do diretor da Oxitec do Brasil, Glen Slade. As gaiolas com exemplares do Aedes do Bem chamaram a atenção de quem passou pelo local na manhã desta sexta. “É curioso você combater o mosquito da dengue com o próprio mosquito. Vi que o projeto deu certo no Cecap, mas não sabia como funcionava e agora pude conhecer o tal do mosquito do bem”, disse Francisco Souza, que mora na região do São Judas, a primeira a receber os mosquitos do bem a partir do próximo mês.

Anunciado em janeiro, o projeto irá chegar a 11 bairros do Centro, beneficiando uma área com aproximadamente 60 mil moradores. O projeto será desenvolvido em dois anos e contará com investimento de R$ 3,5 milhões. Além da expansão para a região central, a Oxitec e a prefeitura prorrogaram por mais um ano o projeto realizado desde abril de 2015 no CECAP/Eldorado, onde o mosquito do bem conseguiu uma redução de 82% nas larvas selvagens do Aedes aegypti.

Entre julho de 2014 a julho de 2015, foram registrados 133 casos de dengue no CECAP/Eldorado. De julho 2015 até esta sexta-feira, foram apenas sete casos confirmados no mesmo local. “Baseados no sucesso obtido no Cecap e na crença que temos nessa tecnologia inovadora, estamos expandindo para uma área maior em nossa cidade e esse trabalho de engajamento público é fundamental para que a população conheça o mosquito e nos auxilie no trabalho que será desenvolvido”, disse Ferrato.